X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Avaliação de abordagens dietéticas para reduzir a taxa de crescimento em suínos em terminação

A restrição de aminoácidos e a inclusão de CaCl2, mas não a inclusão de fibra em detergente neutro, são eficazes no controle do crescimento em suínos em terminação.

31 Março 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Na produção de suínos, restrições de movimentação ou fechamento de plantas de processamento podem criar a necessidade de reduzir a taxa de crescimento de suínos de alimentação para garantir a manutenção do peso comercializável quando o acesso for restaurado. Embora formulações dietéticas possam ser usadas com sucesso para retardar o crescimento de suínos, é necessária precisão sobre a melhor forma de formular dietas para obter reduções na taxa de crescimento. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar três abordagens dietéticas experimentais destinadas a retardar a taxa de crescimento em suínos em terminação. Essas abordagens consistiam em aumentar a fibra em detergente neutro (FDN), reduzir os aminoácidos essenciais ou diminuir o equilíbrio eletrolítico da dieta pela adição de sais acidogênicos. Para isso, um total de 94 suínos de ambos os sexos (72,4 ± 11,2 kg de peso) foram distribuídos em 1 de 8 tratamentos dietéticos (11–12 suínos/tratamento): 1) Dieta controle representativa de uma dieta típica de engorda à base de soja e farinha de milho (CON); 2, 3 e 4) dieta com 15%, 20% ou 25% de FDN de casca de soja (15% FDN; 20% FDN; 25% FDN); 5) dieta formulada de acordo com a CON mas com 50% de farelo de soja substituído por milho (89% milho); 6) dieta com 97% de milho e sem farelo de soja ou aminoácidos sintéticos (97% de milho); 7 e 8) dieta com 2% ou 4% de cloreto de cálcio anidro (2% CaCl2; 4% Cacl2). Durante 28 dias, o peso e o desempenho dos suínos foram registrados semanalmente. No dia 28, todos os porcos foram ultrassonografados e alimentados com a dieta CON para avaliar o ganho compensatório do dia 28 ao 35.

Em geral, o aumento da FDN não afetou nenhum parâmetro de desempenho de crescimento durante os primeiros 28 dias. A restrição de aminoácidos reduziu o ganho médio diário (GMD), ingestão média diária (GMD) e eficiência (G:F) linearmente. Da mesma forma, GMD, CMD e G:F diminuíram linearmente com maior inclusão de CaCl2. O GMD diferiu durante o período de ganho compensatório, pois os porcos alimentados com 4% de CaCl2 tiveram um aumento de 47% no GMD em relação aos alimentados com CON. Em contraste, 15% e 25% dos porcos alimentados com FND tiveram GMD reduzido em comparação com porcos alimentados com NOC durante o período de ganho compensatório. A eficiência diferiu do dia 28 ao 35, pois os porcos alimentados com 4% de CaCl2 tiveram um aumento de 36% em G: em comparação com aqueles alimentados com CON.

Em conclusão, esses dados demonstram que tanto a restrição de aminoácidos quanto a inclusão de CaCl2 são eficazes em retardar o crescimento de suínos, embora em taxas de inclusão mais altas.

Helm ET, Patience JF, Romoser MR, Johnson CD, Ross JW, Gabler NK. Evaluation of increased fiber, decreased amino acids, or decreased electrolyte balance as dietary approaches to slow finishing pig growth rates. Journal of Animal Science. 2021; 99(7): skab164. https://doi.org/10.1093/jas/skab164

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista