TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito da suplementação com Bacillus subtilis no desempenho reprodutivo e na saúde intestinal de matrizes

B. subtilis PB6 pode melhorar o desempenho reprodutivo e a saúde intestinal das porcas.

28 Janeiro 2021
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Durante o final da gestação e lactação, as matrizes enfrentam condições estressantes devido a mudanças ambientais e físicas, como alimentação restrita, mudanças de alojamento e infecções. Estudos recentes indicam que a saúde e a produtividade das matrizes são melhoradas quando Bacillus subtilis é adicionado à dieta durante a gestação e lactação. Além disso, foi relatado que B. subtilis PB6 produz substâncias antimicrobianas e promove o crescimento de Lactobacillus. Com base nesses efeitos, o objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos da suplementação com B. subtilis PB6 no final da gestação e lactação sobre o desempenho reprodutivo, indicadores antioxidantes e a composição da microbiota intestinal de fêmeas suínas. Para isso, um total de 32 matrizes Landrace × Yorkshire foram distribuídas aleatoriamente no dia 90 de gestação em 2 grupos, com 16 baias por grupo, e foram alimentadas com uma dieta basal (CON) ou uma dieta basal + 0,2% de B. subtilis PB6 (BS), com 4,0 × 108 UFC/kg de ração.

Como resultado, no grupo BS, o tamanho da leitegada e o número de leitões nascidos vivos foram maiores, enquanto os pesos dos leitões nascidos vivos e os intervalos entre os nascimentos foram menores. Embora o peso da leitegada e o peso vivo do leitão (após adoção cruzada) tenham sido menores após o tratamento com BS, o tamanho da leitegada, a taxa de sobrevivência da lactação e os ganhos de peso da leitegada ao desmame foram maiores no grupo BS. As concentrações de malondialdeído sérico (MDA) no parto foram menores no grupo BS. A capacidade antioxidante sérica total no parto e as concentrações de catalase sérica no dia 21 de lactação foram maiores no grupo BS. A suplementação da dieta com B. subtilis PB6 reduziu as concentrações de endotoxinas séricas nas porcas. Em relação à microbiota intestinal, os índices de diversidade α foram maiores no grupo CON. No nível de filo ou tipo, a suplementação com B. subtilis PB6 reduziu a abundância relativa de Proteobacteria e Actinobacteria. Em nível de gênero, a suplementação com B. subtilis PB6 aumentou a abundância relativa de Ruminococcaceae e reduziu a de Streptococcus.

Em conclusão, a suplementação com B. subtilis PB6 no final da gestação e lactação pode encurtar os intervalos entre os nascimentos, aumentar o desempenho de crescimento dos leitões lactentes e melhorar a saúde intestinal das matrizes no final da gestação.

Zhang Q, Li J, Cao M, Li Y, Zhuo Y, Fang Z, Che L, Xu S, Feng B, Lin Y, Jiang X, Zhao X, Wu D. Dietary supplementation of Bacillus subtilis PB6 improves sow reproductive performance and reduces piglet birth intervals. Animal Nutrition. 2020; 6(3): 278-287. https://doi.org/10.1016/j.aninu.2020.04.002

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 137773 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista