X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos da estimulação musical no comportamento, nível de cortisol e imunidade em suínos

Um estímulo musical de curta duração pode reduzir a resposta ao estresse, enquanto um estímulo musical de longa duração pode melhorar a resposta imunológica em suínos.

16 Setembro 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Ambientes enriquecidos são amplamente utilizados para melhorar o bem-estar dos animais domésticos e promover seus comportamentos naturais. A música pode reduzir o comportamento anormal em humanos, primatas não humanos e roedores. No entanto, pouco se sabe sobre os efeitos da música nos suínos. O objetivo deste estudo foi explorar os efeitos da estimulação musical repetida no comportamento, fisiologia e imunidade em suínos na fase de crescimento. Um total de 72 leitões híbridos (Large White × Duroc × Minipig) foram distribuídos aleatoriamente em três grupos, que incluíam música (Mozart K. 448, 60 a 70 dB), ruído (ruído mecânico gravado, 80 a 85 dB) e controle (som de fundo natural, <40 dB), e recebeu 6 h de estimulação sonora por dia (1000 a 1600 h) de 40 a 100 dias de idade. O comportamento dos suínos foi observado durante a estimulação musical e os índices de imunidade sérica, cortisol sérico e cortisol salivar também foram medidos.

Em comparação com o grupo controle, os suínos nos grupos de música e ruído aumentaram sua atividade e deitaram menos. Houve um aumento significativo nos comportamentos de abanar, brincar e explorar dos animais do grupo musical, e o ruído aumentou significativamente o comportamento agressivo. Com o tempo, abanar o rabo, brincar, explorar, manipular e os comportamentos agressivos diminuíram. O estímulo musical de curta duração (8 d) apresentou menor nível de cortisol em relação aos grupos ruído e controle, enquanto o estímulo musical de longa duração (60 d) aumentou os níveis de imunoglobulina G (IgG), interleucina -2 (IL- 2) e interferon-gama (IFN-γ) e reduziu o nível de interleucina-4 (IL-4). A estimulação de ruído de longo prazo reduziu significativamente o nível de IgG, mas não afetou os níveis de IL-2, IL-4 e IFN-γ.

Concluindo, o estímulo musical de curta duração (8 d) reduziu a resposta ao estresse, enquanto o estímulo musical de longa duração (60 d) melhorou a resposta imune. Além disso, o ruído aumentou o comportamento agressivo e o ruído de longo prazo reduziu a imunidade em suínos em crescimento.

Li J, Li X, Liu H, Li J, Han Q, Wang C, Zeng X, Li Y, Ji W, Zhang R, Bao J, Effects of music stimulus on behavior response, cortisol level, and horizontal immunity of growing pigs. Journal of Animal Science. 2021; 99(5): skab043. https://doi.org/10.1093/jas/skab043

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 138153 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista