X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos da suplementação de fibra no comportamento social de fêmeas alojadas em grupo e seu desempenho na lactação

A suplementação de fibras pode reduzir a agressividade das fêmeas durante a gestação.

25 Agosto 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Durante o ciclo produtivo, as fêmeas suínas são expostas a diversos estímulos estressantes, como o reagrupamento após a inseminação, o que leva a grupos mais agressivos e inquietos. Uma dieta rica em fibras parece reduzir esse nível de agressividade.

O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de diferentes fontes de fibra na dieta de fêmeas sobre o comportamento gestacional, desempenho reprodutivo e desenvolvimento dos leitões. Para isso, 28 alimentos foram comparados (4 variedades de cereais, 16 subprodutos, 3 sementes oleaginosas e 5 leguminosas) em termos de capacidade de inchamento, viscosidade e capacidade de retenção de água, para selecionar fontes de fibra com características físicas ideais. Além disso, um estudo prático de alimentação durante a gestação foi realizado com 96 fêmeas de genética dinamarquesa. Dois suplementos foram preparados para fêmeas com diferentes fontes de fibra: uma dieta controle (à base de farelo de trigo e lignocelulose) e uma dieta contendo polpa de beterraba, alfafa, farelo de colza, casca de soja, bagaço de uva e lignocelulose. Seis baias com oito fêmeas cada foram monitoradas por vídeo por 2 semanas (avaliação de interações e brigas). Da mesma forma, os animais foram submetidos a pontuação semanal para contagem de lesões cutâneas. Para verificar o efeito da fibra no desempenho reprodutivo e no desenvolvimento dos leitões, foram registradas as condições corporais das fêmeas, bem como o número e peso de leitões vivos e natimortos, o peso da leitegada ao nascer e o peso ao desmame.

A digestibilidade da fibra bruta aumentou significativamente no grupo experimental (58,8% ± 3,3 vs 49,0% ± 4,3). No estudo das fêmeas, houve uma tendência de observar interações menos agressivas e menos brigas do grupo de fibras sem importância. Nenhuma diferença significativa pode ser medida entre os dois grupos no que diz respeito aos parâmetros de desempenho das fêmeas e leitões.

Apenas mudar a fonte de fibra em uma dieta de gestação não tem efeito significativo no comportamento da fêmea e em seu desempenho e dos leitão durante a lactação. É necessário investigar como a quantidade de fibra pode ser maior sem ter efeitos negativos no desempenho para que os efeitos positivos no comportamento da fêmea sejam mais evidentes.

Priester M, Visscher C, Fels M, Rohn K, Dusel G. Fibre supply for breeding sows and its effects on social behaviour in group-housed sows and performance during lactation. Porcine Health Management. 2020; 6: 1-16. https://doi.org/10.1186/s40813-020-00153-3

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista