TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Diferentes momentos de abertura da baia no confinamento de curta duração de matrizes em maternidades

No confinamento de curto prazo de matrizes em maternidades durante cinco dias antes do parto, abrir a baia à tarde pode reduzir as perdas de leitões.

12 Janeiro 2023
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

No presente estudo, avaliou-se o confinamento de curto prazo de porcas em maternidades durante cinco dias antes do parto (confinamento desde um dia antes do parto até três dias depois) em comparação com fêmeas permanentemente confinadas em gaiolas para características reprodutivas. O objetivo foi investigar diferentes procedimentos de abertura de gaiolas para determinar se o momento de abertura tinha efeito na mortalidade dos leitões, particularmente no esmagamento, imediatamente após a abertura da baia. Portanto, as baias móveis das maternidades foram abertas três dias após o parto às 6h da manhã (AM: n = 107) ou às 6h da tarde (PM: n = 108) respectivamente, ou foram permanentemente fechadas durante todo o tempo. em gaiolas convencionais no grupo controle (n = 88). Todas as leitegadas foram padronizadas para 14 leitões nos primeiros dois dias pós-parto. Foi registrado o número de leitões nascidos vivos, natimortos, desmamados e a perda de leitões. Além disso, foi documentada a experiência anterior das porcas em maternidades.

Os resultados mostraram que as matrizes do grupo AM tiveram perdas totais de leitões significativamente maiores em comparação com as porcas de controle com confinamento permanente. No entanto, as perdas totais de leitões não diferiram entre os grupos AM e PM ou PM e controle. Desde o momento imediatamente após a abertura da baia até ao desmame, o número de leitões esmagados foi significativamente maior no grupo AM em comparação com as matrizes do grupo de controle. As porcas do grupo PM tiveram um número similar de leitões esmagados após a abertura da gaiola em comparação com as porcas do grupo controle.

Em conclusão, em confinamento de curto prazo em baias de maternidade por cinco dias antes do parto em granjas comerciais de suínos, abrir a baia à tarde pode reduzir as perdas de leitões.

Baude B, Krugmann K, Diers S, Tholen E, Krieter J. Short-term fixation of sows in farrowing pens using different opening procedures. Livestock Science. 2022; 264: 105051. https://doi.org/10.1016/j.livsci.2022.105051.

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Artigos relacionados