TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1
Leia este artigo em:

Embarque de animais por etapas para melhorar a biossegurança da granja

O embarque de animais vivos para o abatedouro pode ser um risco para a biossegurança da granja. O design meticuloso da área de embarque e os protocolos de carregamento seguros são essenciais para prevenir o risco de contaminação cruzada.

Objetivo

Nesta dica, descrevemos um protocolo de biossegurança que ajuda a prevenir a contaminação cruzada na linha que delimita as áreas limpas/sujas do embarcadouro onde os suínos vão da granja para um caminhão externo, aumentando assim a biossegurança geral da granja (imagem 1).

Descrição da dica

O embarque de animais vivos para o abatedouro é um dos eventos mais comumente associados a um risco à biossegurança da granja. Portanto, o design meticuloso da área de carregamento e os protocolos de carregamento seguros são essenciais para evitar o risco de contaminação cruzada.

Em protocolos de embarque padrão, geralmente há apenas uma linha limpa/suja claramente identificada (ou seja, a 'linha vermelha' ou 'linha de separação') entre a área de produção da granja e o exterior, que é a área suja. Na imagem 1, esta linha única é ilustrada pela linha tracejada vermelha entre as áreas cinza e verde. Os membros da equipe de carregamento da granja não podem cruzar esta linha em direção ao caminhão de suínos e o motorista não pode cruzar para a área interna da granja.

Imagem 1. Área de carregamento projetada para carregar suínos em um caminhão. Uma dupla linha de separação (linha pontilhadas vermelha e laranja) foi criada entre as áreas limpas e sujas para melhorar a biossegurança desse processo. Essa imagem é cortesia de Bioiberica.
Imagem 1. Área de carregamento projetada para carregar suínos em um caminhão. Uma dupla linha de separação (linha pontilhadas vermelha e laranja) foi criada entre as áreas limpas e sujas para melhorar a biossegurança desse processo. Essa imagem é cortesia de Bioiberica.

Em um protocolo de embarque por etapas, uma segunda linha de separação (a linha tracejada laranja) é implementada para diminuir a possibilidade da entrada de material infeccioso na granja. Um membro da equipe de carregamento fica entre as duas linhas de separação (na foto 1, este trabalhador está vestindo o macacão verde escuro) e não pode cruzar a linha em direção ao caminhão de suínos ou cruzar a segunda linha de separação em direção à granja. Este trabalhador recebe os animais de dentro do galpão sem retornar à granja para os demais grupos. Além disso, ele só voltará a entrar na granja após limpar e desinfetar a área da carregamento e seus calçados no final do processo de carregamento. Ele também pode usar um macacão descartável que será jogado fora após o término do procedimento. Os demais integrantes da equipe de carregamento de dentro da granja (na imagem 1, o trabalhador de blusa laranja) não podem cruzar a segunda linha de separação para a área de carregamento. Esses membros da granja são responsáveis ​​por fornecer novos grupos de suínos para a área de carregamento, sem entrar em contato direto com o caminhão.

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Imagem 2. Exemplo de recebimento de ingredientes a granel com alto potencial de contaminação

 

Biossegurança das rações nas etapas de fabricação e pós-fabricação. Compreender e gerenciar o risco de transmissão de doenças durante a fabricação e entrega de ração para suínos

A mistura de ingredientes na ração e sua distribuição no local da granja onde são consumidos é conhecida como "estágio de fabricação e pós-fabricação" da cadeia de abastecimento de ração. Este artigo descreve como os conceitos de biossegurança podem ser aplicados à fabricação e distribuição de ração para suínos para garantir que um produto livre de patógenos seja consumido.

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista