X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
2
Leia este artigo em:

A variabilidade dos partos dentro de um mesmo lote influencia no peso ao abate?

Na melhor das hipóteses, os partos de um mesmo lote costumam ocorrer em um período de três dias e, no pior dos casos, podem ultrapassar uma semana, o que determina durações de lactação diferentes ...

Artigo comentado

Effect of lactation length caused by the management production system on piglet performance until slaughter. S. López-Vergé, J. Gasa, J. Coma, J. Bonet, D. Solà-Oriol. Livestock Science 224 (2019) 26–30

Ler o resumo do artigo

Comentário

De acordo com a lei de bem-estar animal, os leitões não podem ser desmamados rotineiramente antes de 28 dias ou 21 dias se houver instalações adequadas ou por motivos sanitários. Longas lactações (média de 28 vs 21 dias) favorecem o crescimento e posterior desenvolvimento do leitão, por isso são preferidas com fêmeas hiperprolíficas, mas não necessariamente otimizam a produtividade da porca. Além disso, a duração da lactação pode afetar tanto o peso vivo do suíno ao abate quanto sua variabilidade. Por outro lado, um dos princípios básicos da suinocultura moderna é estruturar a produção em lotes, mantendo juntos os suínos da mesma idade, de forma a minimizar os problemas sanitários e assim poder satisfazer melhor as suas necessidades: nutricionais, ambientais...

Neste contexto produtivo, a dispersão dos partos que ocorre em cada lote de produção determina indiretamente a duração da lactação dos leitões. Na melhor das hipóteses, o parto de um lote geralmente ocorre em um período de três dias e, na pior das hipóteses, pode ultrapassar uma semana.

O objetivo deste estudo observacional é avaliar o efeito da duração da lactação de porcas de um mesmo lote produtivo sobre o crescimento subsequente de seus leitões e seu peso aos 165 dias de idade.

Cerca de 800 leitões do mesmo lote de uma granja de 500 porcas manejadas em bandas por quatro semanas foram seguidos até o abate. A duração da lactação variou entre 18 e 28 dias, com maior número de leitões entre 21 e 23 dias. Os resultados indicam que a diferença de 2,4 kg de peso vivo ao desmame se estende a 9,4 kg aos 165 dias. O peso corporal no final da creche (64 dias) mostra uma relação linear com PVD que se torna curvilínea com o peso corporal aos 125 e 165 dias de idade. A duração da lactação e o PVD que maximizam o peso vivo aos 165 dias são 25,5 dias e 6,88 kg/leitão, respectivamente. No entanto, esses resultados foram obtidos com porcas que desmamam até 11 leitões/leitegada e em nenhum caso podem ser extrapolados para porcas hiperprolíficas que desmamam mais leitões.

As principais conclusões são duas: os leitões que nascem mais cedo na faixa de parição possuem lactações mais longas e têm a possibilidade de chegar mais cedo ou com mais peso ao abate; e quanto mais a faixa de parto aumenta, maior a variabilidade no peso ao abate. Os resultados sobre a duração da lactação (25,5 dias) compatível com o peso vivo ideal aos 165 dias podem não ser conclusivos, pois se trata de um estudo observacional realizado em condições comerciais com um pequeno número de leitões com lactações superiores a 24 dias e a maioria de marrãs. Porém, se olharmos para o sistema de manejo, no sentido de que os partos de marrãs, que muitas vezes não coincidem totalmente com porcas multíparas, e costumam ocorrer no início do lote, tendo assim lactações mais longas. Em suma, tornar os lotes de parto o mais agrupados possível no tempo, sem a necessidade de sincronizá-los farmacologicamente, favorece o desempenho produtivo dos leitões na creche e na engorda e reduz a variabilidade de peso no abatedouro.

Resumo do artigo comentado

Effect of lactation length caused by the management production system on piglet performance until slaughter. S. López-Vergé, J. Gasa, J. Coma, J. Bonet, D. Solà-Oriol. Livestock Science 224 (2019) 26–30

Métodos: Como, em condições comerciais, o desmame costuma ser feito em um dia fixo para todas as porcas do mesmo lote, as leitegadas têm dias de lactação diferentes, dependendo da data do parto. Os dias de lactação afetam o peso corporal do leitão, e existe a hipótese de que também podem afetar o peso ao abate. O objetivo deste estudo é observar o efeito da duração da lactação de fêmeas de um mesmo lote sobre o desempenho dos leitões ao desmame e aos 165 dias de idade. Foram utilizados 796 leitões de ambos os sexos [Pietrain x (Landrace x Large White)] de 92 fêmeas (entre 1 e 7 partos), pesando-os individualmente do nascimento ao abate. O peso de cada suíno foi ajustado usando o modelo exponencial duplo de Gompertz (BW = A * exp (-exp (b- (c * t)))), e o peso corporal no dia 165 de vida de cada suíno foi estimado usando este modelo para corrigir o efeito da idade entre os animais. As médias foram calculadas usando LSmeans. Usando o Proc GLM do SAS, o peso ao nascer foi adicionado como uma covariável e a duração da lactação como um fator.

Resultados: O efeito dos dias de lactação foi considerado significativo no desmame (P <0,001) e no final do ciclo (P <0,001). Os resultados (kg de peso corporal) ao desmame foram 4,7a; 5,3b; 5,6c; 6,0c e 7,2d kg e, aos 165 dias de vida, eram 92,3a; 96,4b; 98,0bc; 102,9d e 101,7cd kg para 18, 19–20, 21–22, 23-24 e > 25 dias de lactação, respectivamente. A consequência foi que uma diferença de 2,4 kg ao desmame aumentou para 9,4 kg por dia 165. O aumento da duração da lactação de 18 para mais de 25 dias causou um aumento linear significativo no peso corporal ao desmame (P < 0,001) e uma resposta quadrática aos 165 dias de idade (P <0,001).

Conclusão: Conclui-se que os leitões dos primeiros partos de cada lote, com mais dias de lactação, se tornam suínos mais pesados ​​aos 165 dias de idade; consequentemente, devemos tentar encurtar o período de parto dentro de cada lote, sem necessariamente usar sistemas de sincronização artificial, mas isso pode ajudar a reduzir as diferenças de peso no final do ciclo e pode ajudar os produtores a aumentar a eficiência da granja.

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 137896 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista