TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1
Leia este artigo em:

Mercado de referência para carne suína na Espanha: Mercolleida

Como é negociado o preço de referência do mercado suíno espanhol?

Lleida sempre foi um território com grande concentração de suínos. Certamente esta é a razão pela qual hoje o mercado de suíno espanhol é referenciado ao mercado de peixe daquela cidade conhecida como Mercolleida.

A Mercolleida (MLL) nasceu na década de 70 do século passado como uma clara tentativa de homogeneizar e racionalizar os preços dos suínos para abate. Em essência, tratava-se de institucionalizar uma mesa de negociação em que tanto a oferta de suínos vivos (produtores) quanto a demanda (frigoríficos) estivessem representadas. Tratava-se de definir um campo de jogo onde ambas as partes pudessem negociar e onde a instituição arbitraria um consenso em caso de dificuldade. A MLL é uma instituição dependente e controlada pela Câmara Municipal. A Generalitat de Catalunya é outro acionista de referência.

Desde o início hesitante até o mercado profissional consolidado de hoje, o mercado de MLL passou por inúmeros altos e baixos e intermináveis ​​histórias. Nestes momentos A MLL representa o mercado com maior atividade de abate de suínos na União Europeia.

Nos anos 90 e no início do século, as sessões eram muitas vezes maratonas, com muita tensão e, por vezes, tão intermináveis ​​que eram interrompidas à noite para terminar no dia seguinte. Eram tempos em que as emoções dominavam quem tinha que negociar e essas mesmas emoções impediam que a razão e a realidade prevalecessem.

Para racionalizar e reconverter o mercado do peixe naquilo que deveria ser a sua única e estrita função, pensou-se acertadamente que era necessário dispor de informações verídicas e contrastantes, em si neutras, sobre a realidade do mercado (peso médio de carcaça, número de de animais abatidos, evolução dos nossos mercados vizinhos, ….).

De este modo, a atual mesa de negociação da MLL é composta por 16 palestrantes, 8 representantes do setor produtivo e 8 representantes da indústria. No momento do início da sessão (às tardes de quinta-feira) cada membro da mesa tem as seguintes informações:

  • Documento estatístico com dados reais fornecidos tanto pela produção (grandes integradores) quanto pelos frigoríficos (16 empresas que representam cerca de 60% do mercado). Esses dados são auditáveis. São relatados o número total de animais abatidos na semana atual, previsões de abate para a semana seguinte, peso médio da carcaça na semana atual e os mesmos dados referentes à semana anterior. Também a mesma informação referia-se à mesma semana do ano anterior.
  • O resultado do mercado alemão do dia anterior.
  • O resultado do mercado francês do mesmo dia (ao meio-dia).

A sessão começa com uma discussão na qual todos os membros participam. As negociações são então estabelecidas em privado entre um membro da produção e um membro do frigorífico. Normalmente a primeira negociação é mal sucedida; Em seguida, são realizadas duas reuniões simultâneas -separadamente- de ambos os grupos para "sentir a atmosfera". E assim, uma e outra vez.

Em caso de desacordo, utiliza-se o "Sistema Técnico Suíno (STS)", uma ferramenta técnica e instrumento próprio que consiste em uma fórmula algorítmica que funciona em uma rede neural (desenvolvida por matemáticos e físicos da Universidade de Barcelona) que tem, com vários graus de ponderação, uma gama real de dados computáveis:

  • Variação de preço na mesma semana do ano anterior.
  • Resultado do mercado alemão na data anterior.
  • Resultado do mercado francês no mesmo dia.
  • Estamos em tempos de baixa?
  • Perda ou ganho do peso médio das carcaças.
  • Etc etc

O que o STS faz sozinho a cada semana é fazer uma previsão sobre o resultado do leilão. Devemos dizer que retroalimenta com seus próprios resultados; por si só parece que tenderia a exacerbar e exagerar os movimentos naturais do mercado.

Em caso de posições irreconciliáveis, a MLL contrata seu "bom -e sábio-" para mediar entre os dois protagonistas. Em caso de desacordo insuperável, são chamados dois membros da Diretoria da MLL (um representante da Câmara Municipal e outro da Generalitat) que, diante dos argumentos de ambas as partes e com toda a informação disponível em suas mãos, ditar o preço final da semana.

Temos que especificar que MLL obtém um preço que não é vinculativo. É um preço do dia atual. No final, na prática, torna-se o preço de referência, com cada frigorífico a gerir o preço real com cada um dos seus fornecedores. É um preço ao vivo por quilo, ao pé da granja.

Em nossa opinião, é importante destacar vários fatos:

  • Tentando trabalhar com dados. Dados e mais dados. As figuras são neutras, não têm sentimentos e dizem a verdade. Os instrumentos disponibilizados para quem decide são baseados em informações. Verdadeiro.
  • A MLL, como instituição, tem fortes contatos com outros mercados europeus e mundiais. Relações regulares foram estabelecidas com outros mercados importantes e informações são trocadas para saber o que é poder.
  • Ao longo dos anos, a MLL conquistou um merecido prestígio profissional nas esferas europeia e global do nosso setor.

Atualmente, ninguém no mundo duvida da excelência do setor suíno espanhol: profissionalismo, crescimento acumulado, eficiência da produção pecuária e abate e abate. É preciso dizer que o setor pode ficar tranquilo quanto à eficiência e profissionalismo do seu mercado de referência. Em Mercolleida as coisas são bem feitas.

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Artigos relacionados