X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1
Leia este artigo em:

O controle objetivo da biossegurança nas granjas de suínos (1/2)

Novas abordagens e tecnologias no controle objetivo da biossegurança reduzem o risco de não conformidades ou falhas em sua aplicação.

Geralmente, a biossegurança tem sido baseada na conformidade subjetiva de protocolos cujo acompanhamento nunca poderia ser totalmente garantido. Atualmente, essas medidas teóricas de controle podem ser complementadas com novas abordagens e tecnologias que reduzem o risco de não conformidades ou falhas em sua aplicação.

Importância da biossegurança

A biossegurança é definida como a implementação de medidas para reduzir o risco de introdução e disseminação de patógenos, que melhoram o estado de saúde e reduzem a necessidade de antibióticos.

Em nossa equipe, quando realizamos auditorias de biossegurança, encontramos erros muito semelhantes em todo o mundo, relacionados ao não cumprimento do protocolo ou desvios que não são aceitáveis, pois normalmente não há um responsável pela biossegurança que os controle. Além disso, o trabalho do responsável é complicado por não ter ferramentas objetivas para medir os parâmetros controlados. Além desses tipos de avaliações, não tínhamos outras formas de medir objetivamente o nível de biossegurança de uma empresa ou granja.

Criando de um novo tipo de dados

A biossegurança caracteriza-se por ser um conceito transversal que afeta todas as áreas de produção e, que acrescenta grande complexidade ao seu controlo eficaz, sendo de grande ajuda qualquer sistema que nos auxilie nesse controle de forma objetiva, quantificável e automática (Figura 1 )

Figura 1. Sistema de controle da biossegurança.
Figura 1. Sistema de controle da biossegurança.

O controle subjetivo engloba a abordagem clássica que vem sendo realizada até o momento e que se baseia na coleta de dados nas granjas, levantamentos e check-lists de tarefas estabelecidas. Para realizar esse controle de maneira ideal, recomendamos as duas etapas a seguir:

  1. Realização de um levantamento padronizado que permite conhecer de forma geral a situação da granja em relação a cada uma das áreas importantes que afetam a biossegurança. Recomendamos trabalhar com Biocheck da U. of Ghent, o que permite a comparação com mais de 2.000 granjas em todo o mundo. Isso nos permitirá ter uma primeira "imagem" geral da situação da granja.
  2. Auditoria de biossegurança. Objetiva-se conhecer mais sobre a situação da granja a partir do levantamento realizado e da fiscalização realizada na própria granja. Inclui 4 etapas:
    1. Coleta de informações específicas, incluindo pelo menos o (mapa detalhado da granja, estado de saúde, protocolo de adaptação de marrãs e protocolos gerais de biossegurança.
    2. Processar o anterior, integrando-o com os resultados da pesquisa obtidos.
    3. Visita à granja, para conhecer a situação real e comparar com as informações recebidas. Também inclui entrevistas com funcionários.
    4. Integrar toda a informação recolhida e propor um plano de ação, garantindo a sua posterior concretização através da realização de reuniões periódicas no âmbito de um plano concreto e estruturado de curto, médio e longo prazo. Essa é a única maneira de manter o interesse, ser consistente nos esforços e evitar ser sobrecarregado nos primeiros estágios.

Por outro lado, o controle objetivo é baseado em dados quantificáveis ​​que podem ser obtidos a partir de tecnologias digitais, capazes de registrar e armazenar com precisão as informações relacionadas à biossegurança externa e interna.

Figura 2: Dados objetivos para o controle da biossegurança.
Figura 2: Dados objetivos para o controle da biossegurança.

Embora a biossegurança externa seja possivelmente a mais avançada nas granjas convencionais, há poucos dados disponíveis. Para resolver essa lacuna, existem duas opções:

  • Diário de visitantes: Substitui o diário de bordo em papel tradicional, que requer muito tempo para pesquisar os dados manualmente. Em vez disso, um diário de bordo eletrônico permite que os dados sejam carregados instantaneamente na web e convertidos em informações úteis.
  • Sistema de controle de acesso: são métodos mais sofisticados e são instalados em estruturas comerciais complexas ou granjas com alto nível genético. Este sistema pode gerar alertas instantâneos e monitorar a conformidade com os padrões da empresa. Sua própria natureza às vezes complica os fluxos e movimentos do pessoal da granja.

Em breve veremos como monitorar de forma objetiva a biossegurança interna, que tem como objetivo principal evitar que uma doença já presente na granja se espalhe para outras áreas. Também veremos quais dados são gerados e como podemos usá-los.

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Imagem 2. Exemplo de recebimento de ingredientes a granel com alto potencial de contaminação

 

Biossegurança das rações nas etapas de fabricação e pós-fabricação. Compreender e gerenciar o risco de transmissão de doenças durante a fabricação e entrega de ração para suínos

A mistura de ingredientes na ração e sua distribuição no local da granja onde são consumidos é conhecida como "estágio de fabricação e pós-fabricação" da cadeia de abastecimento de ração. Este artigo descreve como os conceitos de biossegurança podem ser aplicados à fabricação e distribuição de ração para suínos para garantir que um produto livre de patógenos seja consumido.

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 138185 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista