TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Brasil confirma novos casos de PSC no Piauí

Os surtos foram confirmados no dia 22 de março em duas fazendas de suinocultura de subsistência no município de Demerval Lobão. Piauí faz parte da área não reconhecida como livre da peste suína clássica.

31 Março 2021
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), confirmou a presença de dois focos de peste suína clássica (PSC). Os surtos foram confirmados no dia 22 de março em duas fazendas de suinocultura de subsistência no município de Demerval Lobão.

Em ambos os estabelecimentos, onde foram confirmados os surtos, os leitões doentes apresentavam conjuntivite, tosse, diarreia, apatia e febre, associadas à morte dos leitões. Um total de 11 suínos foram abatidos na quarta-feira (24) e as instalações foram desinfetadas. Os casos foram notificados à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a equipe do Adapi continua monitorando a região para rastrear possíveis vínculos epidemiológicos no município.

O estado do Piauí faz parte da zona não reconhecida como livre de peste suína clássica, com outros 10 estados: Alagoas, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, portanto, a confirmação desses surtos não altera o estado de saúde da zona livre de PSC reconhecida pela OIE.

25 de março de 2021/ Governo do Piaui/ Brasil.
https://www.pi.gov.br

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Artigos relacionados

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 136943 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags