X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Colômbia reforça as medidas preventivas contra PSA

Executivos do ICA e da Porkcolombia estabeleceram a estratégia nacional, que consiste em intensificar as ações de prevenção para fortalecer o controle de fronteiras do país.

5 Agosto 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Diante da constatação da presença da Peste Suína Africana, a PSA, na República Dominicana, o Instituto Colombiano de Agricultura, ICA, impulsionou as medidas de prevenção no país e, em conjunto com a Porkcolombia, definiu ações para estabelecer o plano de contingência e as barreiras de proteção para pode lidar com a ameaça da doença.

Para continuar protegendo o setor suíno nacional, a estratégia de prevenção consiste em ações de fortalecimento das fronteiras (fiscalização e controle em portos, aeroportos e passagens de fronteira), identificação de áreas de risco e vigilância epidemiológica ativa por meio de testes. Testes diagnósticos da doença e realização de oficinas informativas.

Fortalecimento de fronteira:

  • Aumento das inspeções de voos da República Dominicana, Caribe e América Central nos Aeroportos Internacionais do país. No aeroporto internacional El Dorado e no aeroporto José María Córdova, em Rionegro, a estratégia é focar na revisão de 100% das bagagens dos viajantes da República Dominicana com o apoio de scanners DIAN e apreensão de 100% dos produtos e subprodutos de origem suína.
  • Aumento das inspeções de transportadores de mercadorias da República Dominicana e do Haiti nos aeroportos internacionais da Colômbia, bem como nas passagens de fronteira com a Venezuela e o Equador.
  • Com o setor produtivo representado na Porkcolombia, será administrada a operação das brigadas caninas dos aeroportos El Dorado e Rionegro.
  • Verificação de via para os processos de eliminação e destinação final de lixo aéreo de lixo proveniente de voos internacionais, embarcações e travessias de fronteira.

Vigilância Ativa em zonas de alto risco:

  • Esta estratégia partirá da Análise de Risco, realizada pela Porkcolombia e a Universidade Nacional da Colômbia, que define as regiões geográficas mais críticas onde o ICA concentrará uma amostragem epidemiológica para verificar a situação sanitária dos suínos em relação à PSA.
  • A equipe técnica das áreas do Sub-manejo de Proteção Animal, Diagnóstico Veterinário do ICA e a equipe técnica de Porkcolombia definirão a metodologia e o tamanho da amostra para a realização da vigilância epidemiológica da PSA e o fortalecimento da rede de diagnóstico para outras sedes do Instituto.

Ações de divulgação de risco:

  • Junto com a Porkcolombia, o ICA desenvolverá estratégias de educação e informação, enfatizando aspectos da doença e as ações a serem implementadas para prevenir a entrada de PSA na Colômbia. Essa estratégia inclui a capacitação de suinocultores e técnicos do setor, com ênfase também na consolidação de medidas de biossegurança para suas propriedades.
  • O ICA colocou em alerta o sistema de vigilância epidemiológica, por meio de coordenadores regionais de epidemiologia e sensores epidemiológicos, para receber em tempo oportuno qualquer caso compatível com a doença.
  • Com a Associação das Faculdades de Medicina Veterinária ASFAMEVEZ, as informações sobre o sistema de alerta epidemiológico, as generalidades da doença e como participar do sistema de alerta do ICA serão intensificadas.
  • Serão realizadas reuniões com a Associação Nacional dos Laboratórios de Produtos Veterinários APROVET e a Federação Nacional dos Comerciantes FENALCO para enfatizar a importância dos laboratórios e das empresas que produzem e / ou comercializam produtos veterinários para que participem ativamente da notificação de qualquer novidade ao ICA, bem como para estabelecer um protocolo de biossegurança para veterinários que visitam granjas de suínos no exterior.

Testes de diagnóstico:

  • Na área de diagnóstico, o ICA padronizou e validou internacionalmente técnicas diagnósticas para responder a uma emergência da PSA e realizar os exames necessários no processo de vigilância ativa da doença.

    A Subgerência de Análise e Diagnóstico do ICA padronizará o teste de PCR para PSA nos laboratórios do ICA em Bello (Antioquia), Bucaramanga (Santander) e Tuluá (Valle del Cauca).

4 de agosto de 2021/ ICA/ Colombia.
https://www.ica.gov.co

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 137869 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags