X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Índice de Preços de Cereais da FAO é recorde em 2022

Os preços dos cereais foram 18% mais altos em média em 2022, empurrando o índice médio anual de preços da FAO para um novo recorde.

Índice de preços de cereais da FAO. Fonte: FAO
Índice de preços de cereais da FAO. Fonte: FAO
13 Janeiro 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Índice de Preços de Cereais da FAO teve média de 147,3 pontos em dezembro, queda de 2,9 pontos (1,9%) em relação a novembro, mas ainda 6,8 pontos (4,8%) acima do valor de dezembro de 2021.

Os preços de exportação do trigo caíram em dezembro, uma vez que as colheitas em andamento no hemisfério sul aumentaram a oferta e a concorrência entre os exportadores permaneceu forte. Os preços mundiais do milho também caíram mês a mês, impulsionados principalmente pela forte concorrência do Brasil, embora as preocupações com a seca na Argentina tenham fornecido algum suporte. Influenciados pelo transbordamento dos mercados de milho e trigo, os preços mundiais do sorgo e da cevada também caíram. Por outro lado, as compras realizadas pelo asiáticos e as valorizações cambiais em relação ao dólar dos Estados Unidos em alguns países exportadores mantiveram os preços internacionais do arroz em alta em dezembro.

Para o ano de 2022 como um todo, o Índice de Preços de Cereais da FAO atingiu um novo recorde de 154,7 pontos, subindo 23,5 pontos (17,9% em relação a 2021, superando em 12,5 pontos (8,8%) o recorde médio anual anterior registrado em 2011). Preços mundiais do milho e o trigo atingiram novos recordes em 2022, com média, respectivamente, 24,8% e 15,6% acima das médias de 2021, enquanto os preços de exportação do arroz ficaram em média 2,9% acima dos níveis de 2021. O aumento no Índice de Preços de Cereais da FAO em 2022 foi devido a uma série de fatores, incluindo interrupções significativas no mercado, incertezas crescentes, custos mais altos de energia e insumos, clima adverso em alguns fornecedores importantes e demanda global contínua de alimentos.

06 de janeiro de 2023/ FAO.
https://www.fao.org

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados