X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Atualização dos métodos de avaliação da qualidade do sêmen suíno da granja ao laboratório

Este estudo resume os métodos usados ​​em granjas e laboratórios de pesquisa para avaliar a qualidade do sêmen em suínos.

13 Junho 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A reprodução em suínos é realizada principalmente por inseminação artificial com sêmen conservado em líquido. Portanto, é importante garantir que a qualidade do sêmen esteja acima dos limites padrão, pois a motilidade, morfologia ou integridade da membrana plasmática do esperma mais pobres estão associadas a uma menor taxa de parto e tamanho da leitegada. Este trabalho tem como objetivo resumir os métodos utilizados em granjas e laboratórios de pesquisa para avaliar a qualidade do sêmen em suínos.

O espermograma convencional consiste na avaliação da concentração, motilidade e morfologia espermática, que são as variáveis ​​mais estimadas nas granjas. No entanto, embora a determinação desses parâmetros espermáticos seja suficiente na granja para preparar as doses de sêmen, quando os machos apresentam desempenho reprodutivo reduzido, outros testes podem ser necessários, geralmente realizados em laboratórios especializados. Esses métodos incluem a avaliação de parâmetros funcionais do esperma, como integridade e fluidez da membrana plasmática, níveis intracelulares de cálcio e espécies reativas de oxigênio, atividade mitocondrial e integridade acrossômica, usando sondas fluorescentes e citometria de fluxo.

Da mesma forma, a condensação da cromatina espermática e a integridade do DNA, embora não avaliadas rotineiramente, também podem ajudar a determinar as causas da baixa fertilidade. A integridade do DNA do esperma pode ser avaliada por testes diretos (Cometa, Deoxynucleotidyl transferase end-end labeling, TUNEL, e sua variante in situ) ou indiretos (Sperm Chromatin Structure Test, Sperm Chromatin Dispersion Test), enquanto que a condensação da cromatina pode ser determinada com Cromomicina A3. Considerando o alto grau de empacotamento da cromatina nos espermatozoides suínos, que possuem apenas protamina 1, há evidências crescentes que sugerem que a descondensação completa dessa cromatina é necessária antes que a fragmentação do DNA possa ser examinada por TUNEL ou Comet.

Maside C, Recuero S, Salas-Huetos A, Ribas-Maynou J, Yeste M. Animal board invited review: An update on the methods for semen quality evaluation in swine – from farm to the lab. Animal. 2023; 17(3): 100720. https://doi.org/10.1016/j.animal.2023.100720.

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 138552 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista