X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Avaliação da concentração de hemoglobina em matrizes suínas e sua progênie ao longo de ciclos reprodutivos consecutivos

A redução da concentração de hemoglobina da matriz ao longo do ciclo reprodutivo, juntamente com a falta de recuperação após o desmame no terceiro parto, indica que o ferro diminui com o avanço da paridade e pode afetar a saúde a longo prazo.

15 Julho 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Objetivo: Avaliar a concentração de hemoglobina (HbC) em matrizes suínas e seus leitões ao longo de partos consecutivos.

Métodos: Vinte e três matrizes foram monitoradas quanto à HbC durante as paridades 1, 2 e 3, em 7 momentos: dia 30 (± 2), 60 (± 2), 90 (± 2) e 112 de gestação, dias 2 e 16 (± 1) de lactação e dia 5 (± 1) pós-desmame. A HbC dos leitões foi medida nas 18 horas após o nascimento e aos 16 (± 1) dias de idade. Os animais foram classificados como anêmicos (HbC < 10 g/dL) ou não anêmicos (HbC ≥ 10 g/dL) em cada ponto de avaliação.

Resultados: No dia 90 de gestação, 71,1% das matrizes estavam anêmicas em todas as paridades. Na primeira paridade, a HbC foi menor no dia 16 de lactação em comparação com todos os momentos da gestação. Na segunda paridade, a HbC nos dias 2 e 16 de lactação foi inferior à de todos os momentos gestacionais. Na terceira paridade, a HbC nos dias 2 e 16 de lactação foi menor que nos dias 30 e 60 de gestação. A prevalência de anemia nos leitões no primeiro dia de vida foi de 55,8%, 36,3% e 46,1% para as paridades 1, 2 e 3, respectivamente. Aos 16 dias de idade, a prevalência de anemia foi de 35,6%, 18,7% e 15,9%, respectivamente.

Conclusão: A redução da HbC da matriz ao longo do ciclo reprodutivo, aliada à ausência de recuperação após o desmame na terceira paridade, indica que os níveis de ferro diminuem com o avanço da paridade e podem impactar a saúde a longo prazo. A prevalência de anemia em leitões diminuiu com o avanço da paridade, sugerindo a necessidade de reavaliar a suplementação de ferro em leitões provenientes de fêmeas mais jovens.

McClellan K, Lindemann M, Levesque C. Assessment of hemoglobin concentration in sows and their offspring over consecutive reproductive cycles. J Swine Health Prod. 2024;32(6):248-257. https://doi.org/10.54846/jshap/1399

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 179273 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista