X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Comportamentos associados à dor em suínos de acordo com um algoritmo de regressão

Os resultados indicam que os comportamentos associados à dor nos suínos da UPAPS têm pesos estatísticos diferentes.

15 Fevereiro 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os suínos são criados principalmente para alimentação e pesquisa biomédica translacional. Em várias situações intencionais e não intencionais, os suínos sentem dor. Em 2020, a Escala de Dor Aguda Suína Unesp-Botucatu (UPAPS) foi validada de acordo com as diretrizes COSMIN para avaliação rápida e simples da dor em suínos. Recentemente, um algoritmo tem sido utilizado para estimar a importância de diferentes comportamentos em ovinos e equinos; entretanto, em suínos o peso estatístico de cada comportamento associado à dor ainda é desconhecido. O objetivo deste estudo foi investigar se os comportamentos da UPAPS associados à dor em suínos têm diferentes pesos estatísticos e classificar a sua importância. Foi utilizado um banco de dados de estudo anterior, que continha os registros comportamentais de 45 suínos no período perioperatório de castração. Os dados dos suínos foram registados 16 a 24 horas antes da castração, 3,5 a 4 horas após a castração, 1,5 a 2 horas após a administração de analgésicos intramusculares e 24 horas após o final da castração. Dois observadores experientes avaliaram individualmente e aleatoriamente todos os vídeos, sem saber em que momento estavam visualizando (análise cega). Ao final de cada vídeo, os observadores anotavam se indicariam analgesia, se consideravam os suínos com dor, com base em sua experiência clínica, e pontuavam o UPAPS. A confiabilidade intra e interobservador foi calculada por meio do coeficiente de correlação intraclasse e kappa ponderado. Um algoritmo de regressão logística binomial multinível foi construído para estimar os pesos estatísticos de cada comportamento das UPAPS.

Os valores de confiabilidade intra e interobservador ficaram entre 0,71 e 0,88. De acordo com o algoritmo, 10 dos 19 coeficientes de inclinação comportamental foram significativos, evidenciando uma diferença de peso para cada comportamento associado à dor em suínos submetidos à castração. Mudar a postura “proteger a área afetada” foi o comportamento mais proeminente associado à dor de acordo com o algoritmo.

Concluindo, os comportamentos associados à dor nos suínos da UPAPS têm pesos estatísticos diferentes. O algoritmo tem o potencial de indicar o grau de importância dos diferentes comportamentos de dor em suínos submetidos à castração e, portanto, selecionar os comportamentos de dor mais relevantes na avaliação da dor em suínos..

Esteves Trindade PH, Lucélia de Araújo A, Loureira Luna SP. Weighted pain-related behaviors in pigs undergoing castration based on multilevel logistic regression algorithm. Applied Animal Behaviour Science. 2023; 265: 106002. https://doi.org/10.1016/j.applanim.2023.106002.

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista