A identificação precoce de animais que necessitam de manejo é essencial para maximizar sua saúde e bem-estar, além de minimizar perdas produtivas. O comportamento alimentar, registrado por sistemas automáticos de alimentação, pode ser utilizado para monitorar o estado sanitário e de bem-estar de cada suíno.
Objetivo: Este estudo apresenta uma estrutura para monitorar em tempo real o comportamento alimentar de suínos em terminação, por meio de um sistema de identificação por radiofrequência (RFID) de baixa frequência.

Métodos: Com base em dados históricos, foi desenvolvido um modelo linear autorregressivo para prever o tempo diário no comedouro, sendo utilizado para detectar reduções anômalas no comportamento alimentar associadas ao estado sanitário dos animais. Um total de 2.826 suínos foi monitorado individualmente com o sistema de alertas durante todo o período de terminação, e as notificações de saúde geradas foram comparadas aos diagnósticos realizados pelos cuidadores.
Resultados: O sistema detectou 55,7% dos diagnósticos feitos pelos cuidadores e, em média, os eventos foram identificados 2,8 dias antes do diagnóstico humano. O elevado número de alertas possivelmente falsos pode ser parcialmente atribuído à ausência de um conjunto de dados de referência confiável e padronizado.
Conclusão: Os resultados deste estudo fornecem uma base sólida para o monitoramento individual de suínos, embora melhorias adicionais no sistema sejam necessárias para viabilizar sua aplicação prática.
Funk TH, Rohrer GA, Brown-Brandl TM, Keel BN. Online feeding behavior monitoring of individual group-housed grow-finish pigs using a low-frequency RFID electronic feeding system. Translational Animal Science. 2024; 8: txae051. https://doi.org/10.1093/tas/txae051