X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito da maturidade sexual no bem-estar de fêmeas suínas imunocastradas em comparação com fêmeas inteiras

A maturidade sexual tem um impacto baixo, embora não desprezível, no bem-estar das fêmeas suínas em termos de lesões e comportamento agressivo.

17 Setembro 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Durante o estro, as fêmeas suínas são mais propensas a claudicação, fraturas e lesões devido ao comportamento de monta e agressividade. Este estudo avaliou o efeito da maturidade sexual sobre o comportamento e bem-estar de fêmeas suínas abatidas com 36 semanas de idade (180 ± 10 kg) para a produção de presunto curado. Para comparação, foi utilizado um grupo controle imunocastrado. No total, 56 fêmeas com 15 semanas de idade, individualmente identificadas por tatuagens no dorso, foram distribuídas igualmente em quatro baias. Todos os animais em duas baias foram submetidos a um programa de imunocastração de três doses (16, 20 e 32 semanas de idade). Lesões cutâneas e comportamentos foram avaliados às 18, 23, 28, 33 e 36 semanas de idade. Amostras de sangue foram coletadas às 20, 24, 28 e 32 semanas de idade para avaliar parâmetros de saúde/estresse e anticorpos contra GnRH. No abatedouro, os ovários foram pesados, medidos e examinados histologicamente; estômagos, carcaças e pulmões foram avaliados quanto aos ferimentos e mais amostras de sangue foram coletadas.

Os animais imunocastrados não diferiram significativamente dos animais do grupo controle na taxa de crescimento, eficiência alimentar e rendimentos de abate (pontuação pulmonar, pontuação gástrica, espessura de gordura). No entanto, eles mostraram uma frequência menor de interações agressivas em 33 e 36 semanas, menos lesões frontais em 28 semanas, mas mais em 30 semanas; um nível mais baixo de haptoglobina às 28 semanas, um nível mais baixo de cortisol e lesões no lombo no abate (36 semanas).

Essas descobertas sugerem um impacto baixo, embora não desprezível, da maturidade sexual no bem-estar das fêmeas suínas.

Di Martino, G., Scollo, A., Garbo, A., Lega, F., Stefani, A., Vascellari, M., . . . Bonfanti, L. (2018). Impact of sexual maturity on the welfare of immunocastrated v. entire heavy female pigs. Animal, 12(8), 1631-1637. doi:10.1017/S1751731117003135

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 138270 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista