X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito de fornecer mais acessos ao bebedouro nas agressões em leitões na creche

A presença de vários bebedores proporcionou um acesso mais frequente e prolongado à água potável e uma redução das agressões ao redor do bebedor.

27 Janeiro 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os leitões desenvolvem seu comportamento de beber durante os primeiros dias após o desmame. Melhorar as possibilidades de beber dos leitões pode afetar o crescimento, a saúde, o bem-estar e a lucratividade geral. O objetivo deste estudo foi determinar como a presença de 1, 2 ou 3 bebedouros por baia afeta o número de visitas ao bebedor, a duração das visitas ao bebedor e as interações agressivas em torno do bebedor na transição. Cento e cinquenta marrãs mestiças (21 ± 4 dias de idade ao desmame), pesando 5,38 ± 2,65 kg, foram distribuídas em baias de acordo com o peso (25 suínos por baia). Seis baias foram usadas sendo duas por tratamento. Cada baia tinha 1, 2 ou 3 bebedouros tipo chupetas de aço inoxidável. Quatro dados foram coletados: número e duração das visitas ao bebedouro que começavam cada vez que uma cabeça do animal entrava no bebedouro e terminavam quando a cabeça deixava a área por 5 segundos ou mais, e o número e a duração das interações ambientais agressivas com o bebedor definido como qualquer luta, assédio, cabeçada ou perseguição em um raio de 0,61 metros ou menos da borda do bebedor.

O número total e a duração das visitas à fonte foram maiores para o tratamento 2 (2 bebedouros por baia; 1.894 ± 289 visitas e 21.413 ± 6.236s) e menos para o tratamento 1 (1 bebedor por baia; 1.129 ± 88 visitas e 13.277 ± 1.117s). Leitões tratados com 3 bebedouros tiveram o menor número total (676 ± 269 interações) e a duração mais curta (4.614 ± 1.912 s) de interações agressivas ao redor do bebedor.

Em conclusão, a oferta de bebedouros múltiplos proporcionou um acesso mais frequente e prolongado à água potável juntamente com uma redução das agressões ao redor do bebedor, o que poderia melhorar o bem-estar dos suínos na creche.

Stambuk CR, Sadler L, DuBois PR, Edler RA, Holck JT, et al. More Nipple Cup Drinkers to Fewer Pigs on the Day of Weaning Into a Conventional Nursery Results in Reduced Aggression and More Visits to the Drinker. Journal of Animal Sciences and Livestock Production. 2020; 4(2:3) Doi: 10.36648/2577-0594.4.2.3

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 138270 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista