X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos do desgaste dos dentes sobre as lesões faciais dos leitões, as lesões mamárias das fêmeas suínas e o desempenho produtivo

O desgaste dos dentes reduziu a pontuação de lesões nas mamas das fêmeas suínas no 21º dia de lactação, mas não influenciou a taxa de mortalidade nem o ganho de peso da leitegada.

30 Outubro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os leitões nascem com oito dentes afiados que podem causar lesões na face de outros leitões e nas mamas da fêmea durante a lactação. Nos primeiros dias de vida, pode ser realizado o desgaste dos dentes para reduzir esses problemas. A União Europeia permite essa prática apenas quando há evidências de lesões em outros leitões ou nas fêmeas, pois o procedimento pode causar dor e estresse (Diretiva 2008/120/CE).

Objetivo e métodos: Pesquisas realizadas em granjas com leitegadas de leitões com dentes intactos revelaram resultados contraditórios em relação às lesões faciais dos leitões e às lesões mamárias das fêmeas. Para esclarecer essas observações, foi conduzido um experimento em Crécom, na estação experimental da Câmara de Agricultura da Bretanha. O estudo comparou dois tratamentos: leitões com dentes intactos e leitões com dentes desgastados. Foram avaliados as lesões faciais dos leitões, as lesões nas mamas das fêmeas, o ganho de peso da leitegada e a mortalidade dos leitões. No total, foram incluídos 68 fêmeas e 884 leitões em dois lotes.

Resultados e conclusão: Os resultados indicaram que o desgaste dos dentes reduziu a porcentagem de lesões faciais graves nos leitões durante a lactação, especialmente quando as fêmeas estavam alojadas em maternidades de confinamento temporário em vez de gaiolas. O desgaste dos dentes também reduziu a pontuação de lesões nas mamas das fêmeas no 21º dia de lactação, embora não tenha influenciado a taxa de mortalidade dos leitões nem o ganho de peso da leitegada.

Claudie Guyomarc'h, Nicolas Villain, Yannick Ramonet. 57èmes Journées de la Recherche Porcine.

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista