X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

ELISA para monitorização da estirpe C da PSC

Nesse trabalho é apresentado um ensaio de imunossorção enzimática competitiva (cELISA) baseado em anticorpos monoclonais neutralizantes (mAbs) com ênfase na substituição do VNT para monitorização pós-vacina da estirpe C.

22 Abril 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O teste de neutralização do vírus (VNT) é amplamente utilizado no estudo serológico da Peste Suína Clássica (PSC) e na avaliação da eficácia das vacinas contra a PSC. No entanto, o VNT é um procedimento lento que requer cultura de células e manipulação de vírus vivos. A vacina da estirpe C da PSC é a mais utilizada para o controle e prevenção da PSC.

Neste estudo, é apresentado um ensaio de imunossorção enzimática competitiva (cELISA) baseado em anticorpos monoclonais neutralizantes (mAbs) é apresentado com ênfase na substituição do VNT para monitorização pós-vacinal da estirpe C.

Foi gerado um anticorpo monoclonal (6B211) com potente atividade neutralizante contra a estirpe C. Um novo cELISA foi estabelecido e otimizado com base na estratégia de que 6B211 pode competir com anticorpos neutralizantes induzidos pela estirpe C no soro de suíno para ligação ao antígeno de captura E2 da estirpe C. Ao adicionar os soros de suíno VNT negativos para a estirpe C (n = 445) e os soros de suíno positivos para VNT com a estirpe C (n = 70), o cELISA baseado em 6B211 mostrou uma sensibilidade de 100% (intervalo de confiança de 95%: 94,87 a 100%) e 100% especificidade (intervalo de confiança de 95%: 100 a 100%). Os anticorpos da estirpe C nos suíno podem ser analisados com o cELISA desde os 7 dias posteriores à vacinação. Ao testar os soros de suíno (n = 139) em paralelo, o cELISA mostrou uma excelente concordância (Kappa = 0,957) com VNT. A taxa de inibição das amostras de soro no cELISA está altamente correlacionada com os seus títulos em VNT (r2 = 0,903). Além disso, os intra e inter ensaios do cELISA exibiram uma repetibilidade aceitável com baixo coeficiente de variações (CV).

Este novo cELISA demonstrou uma excelente concordância e um alto nível de correlação com o VNT. É uma ferramenta segura para a monitorização sorológica da vacinação contra a estirpe C por ser um teste rápido, simples, seguro e rentável que pode ser usado para o controle da resposta imune induzida pela vacina a nível da população.

Wang, L., Mi, S., Madera, R. et al. A neutralizing monoclonal antibody-based competitive ELISA for classical swine fever C-strain post–vaccination monitoring. BMC Vet Res 16, 14 (2020). https://doi.org/10.1186/s12917-020-2237-6

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 138309 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista