Objetivo: Este estudo investigou se o enriquecimento ambiental aplicado em diferentes fases da vida dos suínos afeta a suscetibilidade e a gravidade da doença, por meio da análise das funções das células imunológicas ao redor do desmame e durante a transição, e dos efeitos da infecção em modelos ex vivo e in vivo, utilizando um modelo de coinfecção com o vírus da síndrome reprodutiva e respiratória dos suínos (PRRSV) seguido por infecção com Actinobacillus pleuropneumoniae.
Métodos: Os leitões foram alojados em condições convencionais (AC) ou em condições enriquecidas (AE) durante toda a vida (o enriquecimento consistiu em espaço adicional, materiais para manipulação e mistura com outra leitegada antes do desmame), ou foram transferidos de alojamento convencional para enriquecido no desmame (ACE). Sessenta dias após o nascimento, dez leitões por tratamento foram infectados com PRRSV, seguidos de infecção com A. pleuropneumoniae oito dias depois. Outros seis leitões por tratamento foram abatidos antes da exposição dos companheiros de baia à coinfecção. Nesses leitões, foi coletado líquido broncoalveolar e amostras de pulmão com precisão para avaliar o efeito dos tratamentos em um modelo de infecção in vitro.

Resultados: Seis dias após o desmame, os leitões do grupo AE apresentaram maior contagem de células sanguíneas e maiores concentrações de IL1β e TNFα em comparação com os leitões dos grupos AC e ACE. No modelo ex vivo com cortes pulmonares de precisão, não foram observadas diferenças na resposta de citocinas do tecido pulmonar após infecção com influenza suína ou A. pleuropneumoniae entre os tratamentos.
Após a coinfecção experimental, a proporção de leitões AE com lesões pulmonares (3/10) foi menor do que nos leitões AC (8/10), com os leitões ACE (6/10) apresentando resultado intermediário.
Conclusão: O enriquecimento ambiental desde o nascimento reduziu a gravidade da doença após coinfecção com PRRSV e A. pleuropneumoniae. O enriquecimento aplicado após o desmame também pareceu reduzir as lesões pulmonares associadas à coinfecção, em comparação com os leitões mantidos em condições convencionais, embora em menor intensidade.
de Bruijn Brigitte G. C. , van Dixhoorn Ingrid Danielle Ellen , Bolhuis J. Elizabeth , Cornelissen Jan B. W. J. , Stockhofe-Zurwieden Norbert , Kluivers Marion , Rebel Johanna M. J. Environmental enrichment affects immunity and reduces disease severity in pigs after co-infection, with stronger effects when applied from birth than from weaning /Frontiers in Veterinary Science 11-2024 doi:10.3389/fvets.2024.1511209