X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Promoção do comportamento lúdico em suínos de engorda: relação entre comportamentos associados a experiências positivas e parâmetros fisiológicos

O comportamento lúdico foi promovido e mantido com sucesso até a fase final da engorda, sendo expressado igualmente independentemente do espaço adicional.

8 Julho 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Oferecer oportunidades para a expressão de comportamentos gratificantes é uma abordagem promissora para melhorar a qualidade de vida de suínos criados em sistemas intensivos. O comportamento lúdico tem sido associado a estados de excitação e diversão, o que sugere que os animais que brincam experimentam emoções positivas. Os suínos brincam intensamente entre as 2 e 6 semanas de vida, com uma diminuição progressiva dessa atividade com o avanço da idade.

Objetivo: Para determinar se oferecer oportunidades de brincadeira pode melhorar a qualidade de vida dos suínos, este estudo investigou se o comportamento lúdico pode ser estimulado e mantido além do período natural de expressão, em um ambiente comercial. Também se buscou avaliar se a brincadeira gera efeitos positivos nos animais e seu impacto sobre o ganho médio diário e os parâmetros fisiológicos relacionados ao estresse.

Métodos: Suínos em fase de engorda (n = 288, 10 semanas de idade), alojados em baias padrão parcialmente ripadas, foram distribuídos em três tratamentos: controle, sem estímulos lúdicos (CON, 1 m²/suíno); tratamento com objetos novos no próprio recinto (NOV, 1 m²/suíno); e baia de brincadeira (CJ), com estímulos lúdicos em um espaço adicional fechado (2,9 m²/suíno). A promoção do comportamento lúdico ocorreu entre as 10 e 21 semanas de idade, com sessões três vezes por semana. Os estímulos consistiram na oferta intermitente de objetos novos e destrutíveis, fornecidos na própria baia (NOV) ou no espaço adicional (CJ). Para avaliar se a brincadeira era uma experiência positiva, registraram-se a frequência e a duração de comportamentos antecipatórios antes das sessões. Durante as sessões, foram avaliados o comportamento lúdico e indicadores de valência emocional, como vocalizações e a posição de cauda e orelhas, em suínos selecionados (n = 144), nas semanas 11, 16 e 21. Para investigar a resposta fisiológica à brincadeira, foram coletadas amostras de saliva antes e depois das sessões para análise de cortisol e alfa-amilase, além do cálculo da taxa de crescimento com base no peso inicial e final do período experimental.

Resultados: Os suínos dos grupos NOV e CJ apresentaram maior frequência e duração de brincadeiras ao longo do estudo em comparação com o grupo controle. Não foram observadas diferenças significativas entre os grupos NOV e CJ quanto à frequência e duração das brincadeiras, exceto na semana 21, em que o grupo CJ apresentou maior frequência. Os grupos que participaram das sessões de brincadeira mostraram mais comportamentos antecipatórios e indicadores comportamentais associados a experiências positivas (orelhas relaxadas voltadas para frente, movimento da cauda, grunhidos) do que o grupo controle. Apenas o grupo NOV apresentou aumento nos níveis de cortisol após a sessão, em comparação ao controle, enquanto não foram observadas diferenças entre os grupos nos níveis de alfa-amilase ou na taxa de crescimento.

Conclusão: O comportamento lúdico foi promovido e mantido com sucesso até a fase final da engorda, sendo expressado de forma semelhante, independentemente da oferta de espaço adicional. Os suínos que tiveram acesso a estímulos lúdicos apresentaram sinais de que a brincadeira é uma atividade gratificante e motivadora, com potencial para melhorar a qualidade de vida dos animais em sistemas comerciais.

Karolína Steinerová, Sarah E. Parker, Jennifer A. Brown, Yolande M. Seddon, The promotion of play behaviour in grow-finish pigs: the relationship between behaviours indicating positive experience and physiological measures, Applied Animal Behaviour Science, 2024, 106263, ISSN 0168-1591, https://doi.org/10.1016/j.applanim.2024.106263.

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista