Apesar de serem considerados aminoácidos não essenciais, a suplementação com arginina (Arg) e glutamina (Gln) poderia ser considerada como uma opção para melhorar o desempenho da lactação em matrizes reprodutoras. Devido ao seu importante papel em vários estados fisiológicos, esses aminoácidos poderiam ser capazes de prevenir perdas da condição corporal nas matrizes e auxiliar no desenvolvimento do leitão.
Objetivos: Investigar se uma suplementação com baixo nível de Arg ou Gln ou uma mistura de ambos poderia modificar os nutrientes do leite e melhorar o crescimento dos leitões após o desmame.

Métodos: Setenta e duas matrizes multíparas foram distribuídas em quatro grupos: um grupo alimentado com uma dieta controle e três grupos de tratamento alimentados com a dieta controle suplementada com 0,35% de Arg, 0,35% de Gln ou ambos, desde o dia 108 de gestação até o desmame no dia 26 da lactação. Imediatamente após o parto, foram realizadas adoções cruzadas com leitegadas de 13 leitões e estes foram monitorados durante 2 semanas após o desmame. Avaliaram-se a condição corporal das matrizes e o crescimento das leitegadas. Amostras de colostro e leite foram coletadas para análise dos nutrientes. Determinaram-se as concentrações plasmáticas do fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1 (IGF-1) em torno do desmame nas matrizes e em dois leitões representativos por leitegada.
Resultados: a suplementação com Gln ou a combinação de Arg e Gln não teve nenhum efeito sobre os parâmetros estudados. A suplementação com Arg aumentou o peso ao desmame, ao mesmo tempo em que reduziu a variação do peso dos leitões 2 semanas após o desmame. Não houve correlação com o IGF-1 plasmático, já que o hormônio não foi alterado nem nas matrizes nem nos leitões. A concentração de gordura no colostro apresentou tendência de aumento no grupo Arg, enquanto as concentrações de proteína, lactose, energia e poliamina não foram afetadas. As amostras de leite coletadas no dia 12 e 25 da lactação não foram influenciadas pelo tratamento dietético.
Conclusão: Os dados indicam que pode haver uma oportunidade, especialmente no início da lactação, para a intervenção dietética por meio da suplementação materna com Arg.
Wessels AG, Simongiovanni A, Zentek J. Impact of dietary supplementation of l-Arginine, l-Glutamine, and the combination of both on nursing performance of multiparous sows. Translational Animal Science. 2023; 7(1): txac169. https://doi.org/10.1093/tas/txac169