X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Dica: Caderno de registro de cobertura semanal

Neste livro de registro, cada página corresponde a uma semana do ano em que são anotadas todas as coberturas realizadas durante a semana.

Cada suinocultor tem a sua forma de registar as coberturas das matrizes: alguns utilizam um caderno, outros um calendário, outros as páginas impressas do software de gestão... Mas o importante é que seja um processo simples, eficiente e eficaz.

O registo deverá conter, pelo menos, os dados essenciais sobre a cobertura da fêmea, que podem ser reduzidos a três elementos: a data, o número da matriz e do macho. Naturalmente, seria aconselhável que estes dados fossem completados com outros dados que não são tão essenciais, mas que são úteis para o manejo reprodutivo, como as notas sobre a fêmea que são consideradas importantes. Por exemplo, se for um retorno ao cio, se ela fez tratamento hormonal, se ela tem algum tipo de problema, se estamos testando uma determinada sonda, um novo método de inseminação, etc.

É obrigatório manter registro de cobertura em papel, mesmo para quem utiliza programas de computador, para ter cópia de segurança em caso de perda de dados eletrônicos.

Há vários anos que a SUIVET disponibiliza um livro de registo em que cada página corresponde a uma semana do ano, onde podem ser registadas todas as coberturas realizadas durante a semana: as páginas anteriores e seguintes contêm as coberturas das respetivas semanas.

Esta gestão “semanal” do registo facilita a anotação e posterior consulta dos dados, mesmo na gestão de bandas plurianuais.

Nesta ocasião, apresentamos um diário semanal que tem uma característica adicional: é construído no estilo das agendas de endereços (como as antigas listas telefônicas de papel), e no lado direito há 52 abas, que correspondem às semanas do ano.

A razão é que, no manejo moderno da suinocultura, todos os cálculos, raciocínio reprodutivo, etc., são feitos em múltiplos semanais. O ciclo reprodutivo das fêmea é de três semanas, a lactação ocorre após três ou quatro semanas, as matrizes devem ser agrupadas (regulamentos de bem-estar) quatro semanas após a cobertura, etc...

Assim, ao ter um caderno com guias semanais, é possível acompanhar a vida reprodutiva da matriz até um grupo específico.

Se estivermos na semana 20 e as fêmeas tiverem que ser transferidas das gaiolas para os baias, basta colocar o dedo no número 16, abrir a página e teremos a lista das matrizes.

Se uma matriz repetir o cio, basta abrir a semana 17 para encontrar a cobertura anterior e cancelar.

E assim por diante...

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista