X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Medicação via água: Efeito do pH sobre os medicamentos e possíveis correções

Levamos em consideração que o uso de certos medicamentos em água acidificada pode limitar sua eficácia? Conhecemos o pH da água antes de estabelecer uma medicação via água?

Quem não conseguiu obstruir todos os bebedouros de uma sala após colocar um medicamento na água para consumo? Quantas vezes não culpamos o medicamento utilizado?

Foto 1. Intoxicação por sal na fase de transição.
Foto 1. Intoxicação por sal na fase de transição.

Obstruir os bebedouros não é a pior coisa que nos pode acontecer, aliás, se isso acontecer saberemos que os suínos não tomaram água e consequentemente, não ingeriram o medicamento. Mas às vezes os medicamentos falham sem saber por quê. É nessas situações que surgem as dúvidas: duvidamos do produto, da dose, do funcionário que administrou o medicamento ou mesmo do diagnóstico, diante dos maus resultados obtidos.

Para uma molécula ser solúvel em água ela deve ser capaz de ionizar, se não tiver radicais ionizáveis ​​ela vai precipitar e se depositar no fundo, no caso de medicar em tanque. Isso é o que aconteceria se tentássemos usar um medicamento em uma apresentação "pré-misturada" na água potável.

Foto 2. Exemplo de precipitação.
Foto 2. Exemplo de precipitação.

Uma molécula capaz de se ionizar ao entrar em contato com a água seria um sal, por exemplo, e essa é uma das apresentações mais comuns de medicamentos solúveis. Um sal se dissociará em dois tipos de radicais: ácido (positivo) e básico (negativo). Nem todas as moléculas utilizadas irão se dissociar dando a mesma quantidade de radicais ácidos e básicos. Essa característica de dissociação em radicais mais ou menos ácidos é expressa pela constante pKa. Quanto menor for essa constante, mais ácido é o caráter da molécula. Assim, com um pKa de 2,7 (o da fenoximetilpenicilina) a molécula será considerada um ácido, enquanto com um pKa de 7,6 (o da lincomicina) será considerada uma base.

Quando o pH do meio em que é dissolvido iguala seu pKa, a molécula estará 50% ionizada. Para ter uma boa solução, a ionização deve ser total. Então:

  • uma molécula que tem um caráter básico fraco ionizaria melhor em um pH ácido (água de solos graníticos).
  • uma molécula com caráter ácido fraco ionizará melhor em um meio básico (água de solos calcários).

Entre as moléculas que poderíamos classificar como ácidos fracos encontramos: ampicilina, fenoximetilpenicilina, amoxicilina, quinolonas, etc.

Entre as moléculas que poderíamos classificar como bases fracas encontramos: macrolídeos, lincosamidas, tiamulina, tetraciclinas, etc.

Figura 1. Solubilidade dos compostos.
Figura 1. Solubilidade dos compostos.

Na prática, acidificar levemente ou neutralizar a água potável pode ser interessante para melhorar a solubilidade dos produtos utilizados.

Dica: Para evitar problemas com moléculas fracas do tipo base, como as tetraciclinas, a acidificação da água potável seria uma medida recomendada.

No caso de substâncias classificadas como ácidos fracos, como a amoxicilina, a ampicilina ou a fenoximetilpenicilina, é aconselhável evitar a sua utilização em águas acidificadas (muito frequente em fases iniciais como o pós-desmame).

De fato, águas fortemente ácidas (pH < 5) podem até limitar a capacidade dessas substâncias, afetando os resultados que poderiam ser obtidos com esses medicamentos.

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Artigos relacionados

Bem vindo a 3tres3

Conecte-se, compartilhe e interaja com a maior comunidade de profissionais da suinocultura.

Já somos 138133 Usuários!

Cadastre-seJá é usuário?

tags

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista