Microbiota e produção suína: Onde estamos nas intervenções no microbioma? Parte 3

Na pesquisa de microbiomas, a correlação não implica causalidade.

A ideia de manipular a microbiota em benefício de pessoas e animais não é novidade. O transplante de microbiota fecal foi usado para controlar a infecção por Clostridioides dificille em humanos em 1958. Mas como podemos usar a modulação da microbiota (ou engenharia de microbioma) na produção de suínos?

A tentativa de modular a microbiota começa com a suposição de que há disbiose (desequilíbrio das comunidades microbianas predispondo à doença). Da mesma forma, até agora, não há consenso sobre a definição (ou como definir) de uma microbiota saudável. Conforme discutido em artigos anteriores, há muita variação entre os indivíduos (e dentro deles) e esta é uma tarefa muito difícil. Sabemos, por exemplo, como é um suíno com diarreia.

Existe uma definição clínica estrita (aumento da frequência de defecação e do volume das fezes devido ao aumento do teor de água). Por mais simples que pareça, a ciência do microbioma ainda está em sua infância e ainda falta uma definição geral do que é uma microbiota saudável. No entanto, tem sido sugerido o que distingue uma microbiota saudável não é sua resposta a distúrbios, mas sim sua resiliência após distúrbios.

Como?

Figura 1 - Diagrama hipotético representando a resposta da microbiota a um distúrbio. 1) Indivíduos saudáveis ​​têm um grau normal de variação em sua microbiota, o que não leva à doença (isso é chamado de eubiose). 2) Um distúrbio (por exemplo, estresse térmico) pode levar à instabilidade da microbiota, causando doenças. 3) A microbiota resiliente retornará a um estado semelhante ao anterior ao distúrbio, no qual não há doença. 4) A microbiota que não é resiliente não “se recupera” e sofrerá de disbiose e doenças.

A Figura 1 exemplifica isso graficamente. A resiliência da microbiota é sua capacidade de reverter a um estado saudável, semelhante ao antes da alteração. A microbiota que não é resiliente tende a permanecer em estados alterados, o que está associado à suscetibilidade a doenças (por exemplo, infecções por C. dificille em suínos e humanos). Portanto, a “modulação” ou “manipulação” da microbiota geralmente visa melhorar a resiliência da comunidade geral da microbiota.

Na suinocultura, surgiram várias intervenções de modulação cujos objetivos são a distribuição relativa de espécies/estirpes bacterianas, o número de bactérias, sua atividade metabólica ou suas interações com o hospedeiro. Isso é amplamente baseado em ingredientes como prebióticos, probióticos e pós-bióticos na dieta.

Outras tecnologias foram desenvolvidas em estágios comerciais, como transplantes ou bacteriófagos. Temos bancos de dados que fornecem um guia sobre quais estratégias mostram evidências de sua eficácia contra certas doenças humanas (por exemplo, http://www.probioticchart.ca). Infelizmente, não há equivalente veterinário (ainda) disponível. Então, onde estamos no uso de estratégias de modulação da microbiota na produção de suínos?

Em primeiro lugar, há dois aspectos importantes para responder a esta pergunta:

1. Mudanças específicas na composição do microbioma ocorrem frequentemente e naturalmente (por exemplo, devido a ciclos circadianos e situações estressantes). Estes são normais e esperados.
  2. As mudanças de composição não têm sentido sem efeitos causais.

Para alterar efetivamente a composição da microbiota, é necessário um esforço significativo por meio de múltiplos estímulos (tratamentos diários durante um determinado período de tempo) ou um único estímulo substancial (tratamento de alta dose). Além disso, o leitor deve ter em mente que, em investigações de microbiomas, a correlação não implica em causa. É difícil ou impossível inferir a causa com base apenas em dados observacionais (estudos que descrevem mudanças na composição do microbioma intestinal após uma intervenção). Este tipo de estudo é a abordagem mais comum, provavelmente porque a metodologia utilizada é agora facilmente acessível. Embora esses estudos não devam ser ignorados, pois fornecem dados iniciais importantes sobre a intervenção estudada, eles não fornecem dados para apoiar a causalidade.

O padrão-ouro para obter esses dados são os modelos simplificados (por exemplo, modelos de células ou camundongos), nos quais muitos fatores podem ser controlados de uma só vez. Esses modelos são caros e demorados, por isso muitas intervenções não são totalmente avaliadas, deixando a indústria com dados baseados apenas em correlação.

Sugere-se que essa barreira pode ser a mais importante a ser superada antes que possamos liberar todo o poder da modulação da microbiota para o desempenho e a saúde animal. Mas o futuro é promissor para quem está disposto a investir e explorar!