Por que existem tantas medidas se a peste suína africana (PSA) não afeta pessoas nem outros animais além dos suínos?
A peste suína africana é um vírus que não possui tratamento nem vacina e pode causar até 100% de mortalidade em javalis e/ou suínos infectados. Embora não afete seres humanos por contato ou consumo de carne, a disseminação do vírus causaria alta mortalidade em javalis e suínos domésticos, resultando em enormes perdas econômicas para a suinocultura, principalmente devido às restrições de exportação.

Por que o acesso foi proibido na área onde foram encontrados os javalis mortos pela peste suína africana?
Animais doentes eliminam grandes quantidades do vírus em suas fezes, sangue, saliva etc. O vírus da PSA é muito resistente, podendo sobreviver por longos períodos no ambiente e ser transportado acidentalmente por rodas de veículos, bicicletas, calçados, animais de estimação etc., para áreas onde o vírus não estava presente. Isso aumentaria o número de javalis que poderiam se infectar, adoecer e morrer, além de elevar o risco de o vírus chegar a granjas de suínos.
Por que é proibido alimentar javalis e a fauna silvestre em geral?
Existem várias razões. Embora existam controles em aeroportos, portos etc., é impossível garantir que não ocorram entradas ilegais de produtos cárneos de países afetados por doenças ausentes na Espanha. Muitos patógenos podem sobreviver nesses produtos por longos períodos e causar doenças graves se os javalis tiverem acesso a eles.
Se os animais se acostumam a ser alimentados por humanos ou a ter acesso a lixo, passam a frequentar mais áreas habitadas, aumentando o risco de conflitos com a população (por exemplo, acidentes de trânsito). Além disso, o acesso constante a fontes de alimento, como lixo ou comida fornecida por humanos, pode levar os javalis a se reproduzirem acima da capacidade do ecossistema local e se tornarem dependentes dessas fontes externas à sua dieta natural, tornando-os altamente vulneráveis.
Por que a caça foi proibida na área afetada se o objetivo é reduzir a população de javalis?
É fundamental que animais potencialmente infectados não saiam da sua área habitual para evitar que disseminem o vírus para outras regiões e infectem mais javalis. Por isso, nessa zona de alto risco, busca-se eliminar qualquer atividade que possa assustá-los e fazê-los abandonar seu território. Além disso, veículos, caçadores e seus cães também podem contribuir para espalhar o vírus por contato. A caça e os trabalhos florestais estão proibidos, e o acesso público à área foi restringido.
Se a doença se chama "peste suína africana", isso significa que o vírus veio da África?
Esse vírus foi detectado pela primeira vez no Quênia há mais de 100 anos, daí o nome. Desde então, espalhou-se por vários países da Ásia e da Europa e até por ilhas como Haiti e República Dominicana. No caso da Espanha, a origem do vírus está sendo investigada, mas ele pode ter vindo de qualquer um dos muitos países afetados.
Por que se pede que comedouros de gatos sejam colocados em locais altos, onde os javalis não possam alcançá-los?
Ração de gato é muito atrativa para os javalis. Além disso, se for colocada regularmente em áreas acessíveis a eles, os javalis rapidamente se acostumam a essa fonte de alimento altamente palatável.
Gripe suína e peste suína africana são a mesma doença?
Não. A gripe suína e a PSA são doenças diferentes, causadas por vírus distintos, com sintomas e impactos totalmente diferentes.

Equipe 333






