Aflatoxicose (Micotoxinas, aflatoxinas, Aspergillus)
As aflatoxinas são micotoxinas produzidas durante os períodos de seca e, com grande importância por serem cancerígenas, causam uma redução na síntese de proteínas que afeta o crescimento dos suínos e enfraquece seu sistema imunológico.
Descrição
As aflatoxinas são um grupo de micotoxinas produzidas principalmente por Aspergillus spp durante períodos de grande seca ou em culturas infestadas por insetos que danificam o grão. Aflatoxinas também podem ser produzidas em grãos durante o armazenamento. Elas são encontrados no milho, no amendoim e na soja.
As aflatoxinas afetam principalmente o fígado, causando hepatotoxicose. Durante o metabolismo das aflatoxinas no fígado, são produzidos metabólitos que afetam a produção de DNA, RNA e proteínas. Isso resulta em uma variedade de sintomas clínicos que podem causar baixo ganho de peso, imunodeficiência ou câncer.
Os sinais da intoxicação por aflatoxina dependem da dose, duração da exposição e idade dos suínoss. Os animais jovens são mais sensíveis ao envenenamento agudo. <Mas no geral, a apresentação crônica é a mais comum, com sintomas gerais de crescimento lento.
Todas as idades:
- Hemorragias;
- Suínos peludos;
- Crescimento lento;
- Anorexia/perda de peso;
- Icterícia;
- Imunossupressão;
- Agalaxia em porcas em lactação.
- Culturas afetadas pela seca;
- Culturas infectadas por insetos;
- Tratamento inadequado de cereais durante a colheita ou o transporte.
- Existem vários testes para identificar a presença de aflatoxinas nos grãos ou na ração;
- Infelizmente, muitas vezes a ração suspeita já foi esgotada, tornando impossível testar a presença de micotoxinas, a menos que uma amostra tenha sido guardada.
- Remover a ração suspeita;
- Usar ácidos para preservar os grãos;
- Usar adsorventes de micotoxinas nas rações.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br
Faça seu login e inscreva-se na lista