Semana de 07-Out-2025
Essa patologia cutânea é conhecida como Dermatose Estafilocócica. É ubíqua e, em diferentes graus, está presente em todas as granjas. O agente causador é uma bactéria Gram-positiva (Staphylococcus spp.). Neste lote de porcas, apenas um animal foi afetado.
As espécies de estafilococos isoladas dessas lesões cutâneas costumam ser organismos comensais que proliferaram devido a fatores predisponentes, entre os quais pode estar o estresse, como o associado ao parto, que provavelmente seja o caso dessa porca. Também pode indicar algum grau de imunoincompetência no animal afetado.
Frequentemente, as lesões persistem por toda a vida e são intratáveis, e as leitegadas das porcas afetadas podem desenvolver síndrome do leitão gorduroso (epidermite exsudativa) quando ainda são pequenas. Essas lesões não causam coceira (não são pruriginosas). Em alguns casos esporádicos, porcas apresentam lesões ulcerativas agudas semelhantes às dos leitões, mas essas raramente são fatais.
A foto da semana

Semana de 30-Set-2025
Pulmão com petéquias e congestão generalizada. Qual é a causa mais provável?

Semana de 23-Set-2025
Aumentaram as tosses e os suínos atrasados na granja. Qual é a causa mais provável dessa lesão?

Semana de 16-Set-2025
Essa porca apresenta uma massa que protrui pela região posterior. Qual é a causa mais provável?

Semana de 09-Set-2025
Na inspeção de abate, foi detectada uma compressão da medula espinhal nesta carcaça. O que pode ter causado essa lesão?

Semana de 02-Set-2025
Que lesões se observam neste pulmão?

Semana de 26-Ago-2025
Qual é a possível etiologia dessa lesão?

Semana de 19-Ago-2025
Ao cortar a carcaça ao meio, encontra-se um abscesso na coluna vertebral, que se rompe. Qual pode ser a origem?

Semana de 12-Ago-2025
Qual é a possível causa dessa lesão encontrada na necropsia de um animal que apresentou febre e letargia?

Semana de 05-Ago-2025
Surto de morte súbita em suínos com 6 semanas de idade. Na necropsia, o saco pericárdico está distendido com líquido de coloração amarelada (cor de palha) contendo filamentos de fibrina. O coração apresenta áreas de necrose. Qual é a causa mais provável?

Semana de 29-Jul-2025
Durante a necropsia, detecta-se uma consolidação pulmonar crânio-ventral nos pulmões de suínos com tosse persistente associada à falta de apetite. Qual é a causa mais provável dessa lesão?

Semana de 22-Jul-2025
Leitegada com diarreia amarelada intensa, problemas de crescimento e alta mortalidade nas primeiras 72 horas de vida. Qual é a causa mais provável dessa condição?

Semana de 15-Jul-2025
Encontramos vinte nulíparas em uma mesma instalação com salivação e cianose nas partes inferiores do corpo. Qual é a causa da morte?

Semana de 08-Jul-2025
Essa fêmea suína apresentava má condição corporal, estava anêmica e foi encontrada morta na baia. O estômago continha um conteúdo escuro, quase preto, em seu interior. Qual é a causa mais provável dessa lesão?

Semana de 01-Jul-2025
Ocorre um surto de mortes súbitas e tosse em suínos de 10 semanas de idade. No exame post-mortem, observa-se pneumonia necrosante com exsudato fibrinopurulento nas cavidades peritoneal e torácica. Qual é a causa mais provável dessa lesão?

Semana de 24-Jun-2025
Observamos massas irregulares e salientes na mucosa oral do lábio inferior de um leitão de duas semanas. Qual é a causa mais provável dessa lesão?

Semana de 17-Jun-2025
Na necropsia de uma fêmea suína que morreu subitamente, foi detectada hepatite necrótica com parênquima hepático infiltrado por bolhas de gás. Qual é a causa mais provável dessa lesão?

Semana de 10-Jun-2025
Há um aumento na mortalidade por morte súbita em suínos em terminação. Os suínos necropsiados apresentam alças intestinais distendidas por gases, coloração púrpura intensa e estão cheias de líquido com sangue abundante. Qual é a causa?

Semana de 03-Jun-2025
Há diarreia com sangue e mortalidade em leitões com 3 dias de vida. O intestino delgado dos leitões necropsiados apresenta coloração vermelho-escura, aspecto hemorrágico e está cheio de conteúdo líquido sanguinolento. Qual é a causa mais provável?

Semana de 27-Mai-2025
Vários suínos desmamados apresentam sinais clínicos de diarreia e perda de peso a partir das 8 semanas de idade. Na necropsia, observa-se diarreia muco-hemorrágica e aumento das placas de Peyer na mucosa intestinal. Qual é a causa?

Semana de 20-Mai-2025
Vários suínos em terminação apresentam pododermatite ulcerativa na parte externa das patas, o que causa claudicação. A que se deve essa lesão?

Semana de 13-Mai-2025
Pneumonia intersticial em suínos desmamados de 6 a 8 semanas de vida, com aspecto doente, respiração abdominal dificultosa e baixa resposta aos antimicrobianos. A mortalidade aumentou de 1,5% para 6%. De que se trata?

Semana de 06-Mai-2025
Alguns leitões morreram subitamente durante as 4 primeiras semanas pós-desmame. Na necropsia, todos apresentavam edema de mesocólon. Qual é a causa mais provável?

Semana de 29-Abr-2025
Há caudas inchadas com sangue em alguns suínos em terminação. Qual pode ser a causa?

Semana de 22-Abr-2025
Leitão desmamado deitado, incapaz de andar, com movimentos de pedalagem, olhos revirados e opistótono. Qual é a causa mais provável do problema neste caso?

Semana de 15-Abr-2025
Há um caso de morte súbita em suíno na terminação. Não há outros achados post-mortem além da endocardite valvular. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 08-Abr-2025
Em uma baia existem suínos que morreram com cianose nas orelhas, zonas inferiores e distais. Alguns suínos ainda estão vivos, mas atordoados, o que pode ter acontecido?

Semana de 01-Abr-2025
Um leitão nasceu com 6 patas. Qual é a causa desta descoberta?