Você sabe o que é plasma?
O plasma é a porção líquida do sangue sem os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Ele contém uma mistura complexa de proteínas funcionais ativas que modulam e mantêm a função imune normal, garantindo a homeostase.
O processo de produção de plasma spray dried inicia com a coleta de sangue de suínos ou bovinos sadios de frigoríficos com inspeção federal. Em seguida, ele é transportado em caminhões dedicados para as fábricas que seguem Boas Práticas de Fabricação (BPFs) e são certificadas para Safe Feed / Safe Food (SFSF) ou Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).
Nas indústrias de processamento de plasma, o sangue é centrifugado para separar os glóbulos vermelhos do plasma, é filtrado e concentrado. O plasma é então atomizado para produzir um ingrediente proteico spray dried e preservar as propriedades funcionais das proteínas. O spray-drying (atomização por calor) é um ponto crítico para inativar patógenos e é realizado com equipamento especializado de alta tecnologia e em tempo real. Esse processo permite que até 20% das imunoglobulinas se mantenham funcionais (Pierce et al., 2005).
O plasma é usado principalmente em leitões e também em matrizes gestantes e lactantes. Traz inúmeros benefícios para as matrizes e também para os leitões. (Monferdini et al, 2017). As proteínas funcionais derivadas de plasma são geralmente incluídas nas dietas da primeira fase de leitões de creche para ajudá-los a lidar melhor com o estresse ambiental e nas fases posteriores. O plasma é também utilizado nas dietas de matrizes como ingrediente durante a gestação e lactação e nas dietas dos suínos de crescimento/terminação para melhorar o desempenho e contribuir com a redução da dependência de antimicrobianos.
Qual a composição do plasma?
O plasma é composto por uma mistura complexa de proteínas funcionais que incluem transferrina, lisozimas, fatores de crescimento, citocinas, imunoglobulinas e muitos outros componentes que têm um efeito positivo nos animais.
A transferrina, por exemplo, reduz o ferro livre e diminui a viabilidade de bactérias patogênicas nas mucosas. A lisozima é uma enzima com ação antimicrobiana. Os fatores de crescimento estimulam a regeneração celular, especialmente dos enterócitos. As citocinas têm efeito anti ou pró-inflamatório e as imunoglobulinas atuam contra bactérias e vírus.
Referências
MONFERDINI, R. P. et al. Influência da inclusão do plasma sanguíneo na dieta de leitões desmamados sobre a carga viral de circovírus suíno tipo 2 (PCV2). Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, v. 54, n. 1, p. 75–80, 2017.
PIERCE, J. L. et al. Effects of spray-dried animal plasma and immunoglobulins on performance of early weaned pigs. Journal of Animal Science, v. 83, n. 12, p. 2876–2885, 2005.
Contato:
Entre em contato conosco através do formulário