Fazenda de MS está entre as mais sustentáveis do país
A suinocultura sul-mato-grossense acaba de conquistar um importante reconhecimento nacional. A Estância Colorada, localizada em Jateí (MS), foi anunciada como a 3ª propriedade mais sustentável do país, na categoria médio porte, entre as vencedoras da 9ª edição do Prêmio Fazenda Sustentável, promovido anualmente pela revista Globo Rural. A premiação reconhece propriedades rurais brasileiras que adotam as melhores práticas de sustentabilidade ambiental, social e econômica.
Neste ano, o prêmio bateu recorde de participação: 114 propriedades inscritas, de 20 estados e seis biomas diferentes. Mato Grosso do Sul foi o segundo estado com maior número de fazendas inscritas, com 22 participantes, ao lado de São Paulo. Após um rigoroso processo de avaliação conduzido por especialistas do Rabobank e do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), a Estância Colorada conquistou espaço entre as 15 fazendas mais sustentáveis do Brasil.
Com uma área total de 270 hectares, a Estância equilibra produção e preservação: 204 hectares produtivos e 66 hectares de área preservada. Além da criação de bovinos em pastagens rotacionadas, a propriedade também se destaca pela produção aquícola diversificada, com espécies como tilápia, carpa, dourado, pintado, matrinchã e curimba, demonstrando um sistema agrointegrado e resiliente.
O grande diferencial, no entanto, está na suinocultura moderna e responsável. A propriedade integra o Programa Leitão Vida, política desenvolvida pela Semadesc com foco no incentivo à suinocultura sustentável, prezando pela biosseguridade, pelo bem-estar animal e pela redução de impactos ambientais. A fazenda também participa do Programa Asumas de Sustentabilidade (PAS), sendo avaliada em quesitos como uso racional de recursos, gestão de resíduos, saúde animal, bem como responsabilidade social com trabalhadores e comunidades vizinhas.
“Esse prêmio é um reconhecimento de um trabalho feito com responsabilidade e respeito, tanto com o meio ambiente quanto com as pessoas que fazem parte da nossa história. Acreditamos que é possível produzir mais, de forma eficiente, valorizando os recursos naturais”, afirmou Celso Phillippi Junior, proprietário da Estância Colorada.
A premiação reforça a posição de Mato Grosso do Sul como protagonista na agenda agroambiental do país. O estado é um dos pioneiros em políticas voltadas à neutralidade de carbono no setor agropecuário, e iniciativas como o Programa Leitão Vida, aliado ao esforço de produtores como Celso Phillippi Junior, contribuem de forma significativa para que o estado alcance a meta de carbono neutro até 2030.
“É uma honra para nós da Asumas ver um produtor sul-mato-grossense entre os mais sustentáveis do Brasil. O Prêmio é um sinal claro de que o caminho da suinocultura passa por responsabilidade, tecnologia e compromisso com o futuro”, destacou Renato Spera, presidente da Associação Sul-mato-grossense de Suinocultores.
Durante o evento de premiação em São Paulo, foram reveladas as cinco melhores fazendas do Brasil em três categorias: pequenas, médias e grandes propriedades. Além da força da suinocultura sul-mato-grossense, o prêmio da Estância Colorado reforça o compromisso do setor produtivo local com um modelo de desenvolvimento rural tecnológico, justo e ambientalmente responsável.
Diego Silva – Agro Agência
Contato:
Entre em contato conosco através do formulário