Uma atualização sobre o impacto da erradicação do Mycoplasma hyopneumoniae
Mycoplasma hyopneumoniae (M. hyo), o principal agente causador da Pneumonia Enzoótica (PE), é amplamente reconhecido como a doença respiratória não viral mais significativa em suínos. Os sinais clínicos desta doença incluem tosse persistente, febre, pneumonia e aumento da suscetibilidade à outros patógenos respiratórios. Infecções bacterianas secundárias podem aumentar a gravidade da doença.
As implicações econômicas do M. hyo são consideráveis, visto que a infecção leva à redução das taxas de crescimento e à diminuição da eficiência produtiva. Dada sua distribuição global, a erradicação da doença oferece benefícios significativos à saúde dos suínos e à produtividade da granja, bem como à indústria como um todo. Estudos anteriores demonstraram que a tilvalosina e a tulatromicina, ambos antibióticos macrolídeos, apresentam boa atividade contra M. hyo.1,2 O presente estudo teve como objetivo avaliar as mudanças nos parâmetros de produção na granja após a erradicação do M. hyo.
Estudo: Erradicação de Mycoplasma hyopneumoniae: análise de parâmetros produtivos3
Durante o verão de 2021, um programa de erradicação de M. hyo foi conduzido em uma granja de 3.000 matrizes (DanBred Genetics) na Espanha. Antes do início do estudo, com exceção dos leitões lactentes, os animais com menos de nove meses de idade foram retirados da unidade.
Porcas sentinelas foram analisadas dois e quatro meses após o programa de eliminação de M. hyo para avaliar o sucesso deste programa.
Além disso, os seguintes parâmetros foram medidos e comparados com os valores pré-erradicação:
- Taxa de conversão alimentar (CA)
- Média de ganho de peso diário (GPD)
- Mortalidade durante o período de engorda
- Custo da medicação por leitão
Resultados
Foram observadas diferenças significativas nos custos com medicamentos (p<0,001), com os resultados do estudo mostrando uma redução de 56%.
Além disso, houve uma redução significativa na porcentagem de mortalidade durante o período de engorda (p=0,014). Não foram observadas diferenças significativas na taxa de conversão alimentar (CA) e no ganho de peso diário (GPD).3
Significância do estudo
A redução observada nos custos com medicamentos equivale a 1,64 euros por suíno vendido.
Tanto essa redução quanto a diminuição nas taxas de mortalidade são provavelmente atribuíveis não apenas ao impacto direto do M. hyo, mas também à redução de patologias respiratórias secundárias associadas.
O uso prudente de antibióticos e a tilvalosina
Os antibióticos desempenham um papel crucial na saúde humana e animal. A eliminação de M. hyo permite a redução dos antimicrobianos utilizados na produção suína. Tilvalosina e tulatromicina (antibióticos da categoria C da EMA4) foram utilizadas no estudo, em conformidade com as boas práticas de administração de antibióticos:
- Não existem antibióticos do grupo D da EMA eficazes contra Mycoplasma spp.
- A tilvalosina e a tulatromicina apresentam concentrações inibitórias mínimas (CIM) comparativamente mais baixas.
- A tilvalosina e a tulatromicina têm eficácia comprovada contra patógenos respiratórios, incluindo M. hyo.
- A tilvalosina e a tulatromicina apresentam benefícios imunomoduladores adicionais.
- A tilvalosina e a tulatromicina são desenvolvidas exclusivamente para uso veterinário.
Para discutir o manejo da doença respiratória suína ou para sabermais sobre o uso responsável da tilvalosina, entre em contato com nossa equipe de serviços técnicos pelo e-mail enquiries@ecoanimalhealth.com
Referências
1. Lopez Rodriguez, A., et al. (2020 ). Evaluation of the clinical efficacy of a water-soluble formulation of tylvalosin in the control of enzootic pneumonia associated with Mycoplasma hyopneumoniae and Pasteurella multocida in pigs. PorcineHealth Manag. 6(1):39
2. McKelvie, J., et al. (2005). Evaluation of tulathromycin for the treatment of pneumonia following experimental infection of swine with Mycoplasma hyopneumoniae. Vet Ther. 6(2):197-202
3. Gayan, J., Sanchez, P., Lasa, C. Hernandez, J-I. & Casal, N. (2024) M. hyo eradication: analysis of productive parameters.IPVS-ESPHM.
4. European Medicines Agency (2020) Categorisation of antibiotics used in animals promotes responsible use to protect public and animal health
Produtos
Contato:
Entre em contato conosco através do formulário