Sistema Estático ou Sistema Dinâmico? Conheças as diferenças de manejo de matrizes no alojamento coletivo
O sistema de manejo de matrizes suínas durante a fase de gestação pode ser realizado com a baia individual ou com baia coletiva. Há diversas maneiras de se realizar esse manejo, com o uso de diferentes recursos, seja de espaço, alimentação, climatização, entre outros. Neste artigo você aprenderá as diferenças entre o Sistema Estático e o Sistema Dinâmico, considerando o uso do alojamento coletivo (baias coletivas).

SISTEMAS ESTÁTICOS
Os grupos de manejo estáticos são formados por matrizes que estão na mesma idade gestacional, compartilhando a mesma estrutura corporal e tempo de gestação. Neste sistema não são incorporados novos indivíduos dentro deste grupo homogêneo, permanecendo o mesmo grupo durante toda a gestação.
Neste sistema é possível adotar o tipo de manejo que se chama convencionalmente de "todos dentro/todos fora", pois todos os animais entram e saem ao mesmo tempo da baia alojada.
Para que os grupos se estabeleçam em maior harmonia o ideal é formar unidades pequenas, com até 20 indivíduos, considerando que quanto mais homogêneo seja o plantel, melhor, ou seja, deve-se considerar a idade, a fase da gestação e a condição corporal das matrizes.
No Sistema Estático, apenas há a movimentação de entrada de animais caso algum animal aborte ou tenha algum problema de saúde que exija sua retirada para um tratamento na enfermaria.
Este sistema costuma apresentar um número menor de incidência de lesões.
SISTEMAS DINÂMICOS
Os grupos de manejo dinâmicos são formados por matrizes que estão em diferentes períodos da gestação. É possível a introdução e a saída de animais a qualquer momento, o que proporciona um aproveitamento máximo do lote.
Este tipo de manejo possibilita a formação de grupos maiores, podendo chegar até 240 matrizes dentro do mesmo espaço, mas, por outro lado, requer o uso de equipamentos de alimentação controlados eletronicamente.
O inconveniente do Sistema Dinâmico é a constante alteração do quadro hierárquico entre os animais, o que causa um stress maior, já que a agressividade entre os indivíduos é maior.
É possível atenuar esse problema ao considerar a introdução de novos animais em grupos, em vez de animais isolados, formando pequenos grupos de no mínimo 3 animais.
Entre os dois sistemas é possível medir as taxas de incidência de matrizes mancando e com lesões antes do parto. O Sistema Estático apresenta um índice menor de problemas quando comparado ao Sistema Dinâmico.
O uso de um sistema ou de outro deve considerar todas as informações listadas acima, considerando as condições de espaço, pessoal e organização de cada granja, bem como a possibilidade de uso de minibox, alimentação eletrônica e ambientes com enriquecimento ambiental. Trataremos destes assuntos em outros artigos.
A Farenzena Suinocultura pode ajudar a sua granja realizando o estudo de projeto e execução das celas de gestação. Há diversas possibilidades de construção e montagem.
Entre em contato agora mesmo com o time de especialistas da empresa líder de mercado na suinocultura brasileira!
Produtos
Contato:
Entre em contato conosco através do formulário