Quando realizar o realojamento da matriz em gestação?
Formação de Grupos
Antes mesmo de falarmos sobre a transferência em si é preciso ter em mente que os animais se organizam em grupos e dentro destes grupos há uma hierarquia, onde as fêmeas dominantes podem ser mais agressivas contra fêmeas de menor porte. Deste modo é preferível montar grupos com animais de mesma condição corporal e idade, evitando o desgaste em indivíduos menores.
Dito isso, o principal fator que levamos em conta para a transferência de uma baia individual para a coletiva é o ciclo de gestação das matrizes. Entendendo como ele funciona, fica claro quando se realizar a transferência.
Ciclo gestacional dos suínos
A fase embrionária é a mais importante a se levar em conta e ela dura 35 dias após a fertilização. Do dia 1 ao dia 7 acontece a primeira transformação da união entre o óvulo e espermatozoide, é a eclosão do embrião (blastocisto). A partir do dia 7, há uma influência dos hormônios maternos sobre os embriões, sendo considerada uma fase crítica, onde fatores externos podem ocasionar problemas na gestação, como a reabsorção e aborto. Essa fase dura até 35 dias, quando ocorre a formação placentária. Veja o gráfico abaixo para compreender toda essa fase inicial da gestação de suínos.

A transferência
Diante do exposto acima é possível realizar a transferência em dois momentos específicos. Até o dia 2 após a inseminação, quando a fecundação ainda não gerou a eclosão do embrião e os hormônios maternos ainda não interferem na gestação, ou seja, mesmo que a matriz sofra estresse devido a necessidade de convivência com outras matrizes no alojamento coletivo, as chances de sucesso da sua gestação são maiores. Esse sistema é chamado de Cobre e Solta, quando as matrizes são fertilizadas e logo em seguida são transferidas para a baia coletiva. Esse sistema, embora eficaz, também necessita de um espaço maior na granja e é mais propenso a erros de agrupamento.
O outro momento ideal para a transferência é de no mínimo 4 semanas (28 dias) após a inseminação, sendo o mais seguro após os 35 dias, quando a formação placentária estará completa. Após esse período as chances de problemas durante a gestação são menores quando provocadas por influência dos hormônios maternos.
Também é importante contar com baias modernas e de fácil higienização, seja a individual ou coletiva. Para conhecer os equipamentos da líder de mercado, a Farenzena Suinocultura, ente em contato agora mesmo: farenzena@farenzena.com.br
Produtos
Contato:
Entre em contato conosco através do formulário