Os cuidados com os leitões desde o nascimento até a transição para a creche e como o Pig Runner pode ajudar neste processo

26-Ago-2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram

O manejo de suínos deixou de ser uma prática rudimentar, quando os cuidados com as varas de porcos não distinguiam a fase de vida dos animais, oferecendo-se, por exemplo, a mesma alimentação para machos, fêmeas, matrizes, gestantes e leitões em qualquer fase de desenvolvimento.

Os estudos e novas tecnologias transformaram as práticas diárias e respeitam cada estágio de vida, inclusive, de maneira pontual, oferecendo-se alimentação e outros cuidados com controles automáticos e sensores que permitem cuidar de cada indivíduo.

Neste artigo, vamos abordar de maneira resumida quais os principais cuidados, sobretudo com os leitões, durante as primeiras fases de vida e as tecnologias mais modernas, capazes oferecer uma transição mais tranquila do desmame para a creche.

Já no nascimento é preciso dar toda atenção aos recém-nascidos, enxugando os leitões e removendo os líquidos fetais, fragmentos de membranas e estimulando a respiração, seja por movimentos mecânicos em seu tórax ou até mesmo usando ferramentas auxiliares, como um funil em leitões que apresentem dificuldades para respirar. Imediatamente após nascer é preciso cuidar da regulação térmica, ensinando aos animais a usarem o escamoteador, com temperatura em torno de 32ºC.

Após a secagem, vêm o corte do cordão umbilical, com fio de algodão e aplicação de água com iodo no coto umbilical.

Após as primeiras horas do parto é fundamental os leitões ingerirem o leite da mãe, que é a primeira vacina, ajudando os leitões mais fracos a terem acesso a um dos tetos.

Em seguida vêm o corte ou desgaste dos dentes para evitar ferimentos na matriz e o corte da cauda para evitar canibalismo.

A aplicação de ferro entre o terceiro e quinto dia de vida evita a anemia ferropriva e a partir de uma semana de vida, já é possível oferecer a ração pré-inicial.

A castração dos machos ocorre entre a primeira e a segunda semana de vida.

Entre o dia 21 e 35 começa o desmame, quando seguem para a creche.

Neste processo de transição é comum os animais sofrerem um estresse elevado, pois perdem o contato com a mãe e precisam mudar sua dieta, passando do leite para a ração.

Muitas vezes, animais mais fracos, menores ou que apresentam algum problema de saúde necessitam de cuidados diferenciados e podem ser transferidos para baias de UTI, onde conseguem restabelecer plena saúde. É neste momento delicado onde a Weda, empresa alemã que estuda e desenvolve tecnologias para suínos, em parceria com a Farenzena Suinocultura, desenvolveram e apresentam o PigRunner.

O PigRunner é um comedouro automático de papinha para leitões de 3kg a 14kg. O equipamento disponibiliza a ração para os leitões em pequenas porções frequentes, durante todo o dia, diminuindo a depressão alimentar e alcançando maior consumo. Esse sistema é mais eficiente do que disponibilizar a ração em maior volume e poucos horários durante o dia, pois o estresse aumenta nos animais, ao disputarem a comida, agravando o manejo na fase de transição.

PigRunner Weda/Farenzena

É possível regular a quantidade de água e os tempos de alimentação individualmente, e o equipamento ainda conta com aquecimento automático.

Outra vantagem do PigRunner é a sua forma de construção, que permite livre movimentação dentro do cercado e entre as baias, já que é montado em uma placa, não necessitando de montagem fixa.

Sistema automático de fácil manuseio

Se você ainda usa métodos antiquados e sofre no manejo dos leitões lactantes, fale agora mesmo com a equipe da Farenzena Suinocultura, as melhores condições de negociação e valores acessíveis tornam esse tipo de investimento vantajoso e com retorno rápido, seja em produtividade, ganho de tempo e mais saúde para o plantel. Além do PigRunner há um enorme mix de produtos, cada um pensado em atender todas as fases de vida dos suínos, permitindo uma rentabilidade excepcional com melhores práticas de bem-estar animal.

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
curtidascomentáriosFavoritos

Contato:

Entre em contato conosco através do formulário

Farenzena está presente nas seguintes categorias