Bem-estar animal: 5 dicas de manejo de suínos para manter a qualidade de vida dos animais
O bem-estar animal (BEA) é um assunto que está sempre sendo debatido, vinculado a conscientização em torno dos hábitos alimentares saudáveis e o mercado consumidor está cada vez mais exigente quanto a importância de proporcionar qualidade de vida aos animais. Diante disso, é importante observar os principais aspectos relacionados ao bem-estar animal na criação de suínos.
1 - Alimentação - Rica em nutrientes e na quantidade certa!
A nutrição saudável é um dos aspectos mais importantes para a qualidade de vida dos animais, ela ajuda a manter a imunidade alta contra doenças e infecções, garante o desenvolvimento e influencia diretamente no comportamento.
No Brasil, o controle das necessidades nutricionais é determinado pelas Tabelas Brasileiras para Aves e Suínos, a proporção deve ser planejada especificadamente para cada fase da criação.
Um dos problemas decorrentes da alimentação dos suínos é a competição por ração, por isso, é importante disponibilizar equipamentos adequados como comedouros bem planejados, para que cada animal se alimente na quantidade certa e ao mesmo tempo.
Faz-se necessário e indispensável a limpeza dos equipamentos, para reduzir os níveis de infecções e promover saúde e bem-estar animal.
2 - Água - O nutriente mais importante na produção de suínos!
A água é o nutriente mais importante na criação de suínos, não importa o sistema que é utilizado para o fornecimento da água, se automatizado ou não, o importante é que o bebedouro esteja sempre limpo, oferecendo água em abundância, em uma altura compatível com cada fase de vida dos animais. O monitoramento e análise da qualidade da água precisa ser diário e qualquer falha precisa ser resolvida em curto espaço de tempo, é importante ter um reservatório que consiga suprir as necessidades de pelo menos 24h de abastecimento.
3 - Instalações - Espaço, segurança e conforto!
Todo investimento feito no ambiente onde os animais vivem é importante. O plantel precisa ser vistoriado regularmente, mantendo-os limpos e seguros. Instalações elétricas jamais devem estar ao alcance e devem ser testadas regularmente, principalmente quando há o uso de aquecedores para leitões. Os espaços devem respeitar a fase de vida de cada animal, sendo controlados para evitar o esmagamento quando os leitões estão com as matrizes e amplos o suficiente para permitir a fácil circulação em fases mais avançadas. O controle de temperatura é fundamental para a qualidade de vida e bem-estar dos suínos, o que varia conforme a fase, variando entre 10º e 25º C para animais com 70 quilos, por exemplo.
O espaço para a criação deve ser de no mínimo uma vez e meia a área que os animais ocupam quando deitados, permitindo uma circulação com mais liberdade.
4 - Circulação de ar - Constante e limpo!
O mais importante com relação a qualidade do ar é que a ventilação garanta que a umidade não seja elevada, sobretudo devido os problemas com doenças respiratórias, as quais os suínos tem uma suscetibilidade alta. A concentração de amônia ideal deve ser inferior a 10 ppm e nunca ultrapassar 25 ppm e seu controle deve ser semanal. A amônia em excesso é facilmente sentida pelo seu odor característico.
5 - Manejo - Equipes treinadas e responsáveis!
O manejo dos animais precisa ser constante, alguns aspectos precisam de ações imediatas, como o cuidado com a saúde, separando animais com suspeita de alguma doença, trocando de baias e realizando o tratamento necessário. Mesmo a movimentação de grupos de animais entre galpões ou até mesmo o transporte de localidades devido a troca de fases de crescimento necessita de pessoas treinadas e organizadas.
Fique de olho no blog da Farenzena Suinocultura, novas postagens estão por vir!
Produtos
Contato:
Entre em contato conosco através do formulário