CAPMAG® Zn: Inovação em zinco protegido para melhorar a saúde e o desempenho no pós-desmame
A tecnologia CAPMAG® Zn foi desenvolvida ao longo de 6 anos de pesquisa e foi patenteada em 2022. Ela utiliza o magnésio como proteção física para o zinco, a fim de melhorar sua biodisponibilidade, aumentando assim o desempenho de crescimento e a saúde dos animais.
O segredo dessa proteção reside na cinética de solubilização otimizada e exclusiva, que garante a liberação da quantidade máxima de zinco na parte final do estômago, antes da chegada ao local de absorção, no intestino. A liberação do zinco é muito progressiva, de modo a atingir a liberação máxima do oligoelemento em um momento preciso da digestão. Essa estratégia visa evitar a complexação entre o zinco e os fatores antinutricionais, como os fitatos, que pode ocorrer durante um tempo prolongado de permanência em pH ácido. Esses complexos muitas vezes não são solúveis e são pesados demais para serem absorvidos, reduzindo a biodisponibilidade do zinco.
* Aceito para publicação na JRP 2026
Ao regular a liberação do zinco de forma a manter sua maior biodisponibilidade no intestino, o CAPMAG® Zn tem o potencial de superar as fontes de zinco existentes, tanto inorgânicas quanto orgânicas, ao melhorar os parâmetros zootécnicos em suínos no pós-desmame.
- Tecnologia inovadora e patenteada
- Aumento da absorção de zinco
- Melhoria da saúde intestinal
- Descarte reduzido de zinco
Diversos ensaios conduzidos in vitro e in vivo com leitões e matrizes demonstraram desempenho superior deste produto em comparação com outras fontes de zinco disponíveis no mercado.
Biodisponibilidade
(avaliado in vitro por meio de métodos publicados e validados de digestão in vitro (modelo suíno) e absorção (células Caco-2))
As análises comparativas do CAPMAG® Zn em relação a outras fontes de zinco existentes, testadas com a mesma quantidade de zinco suplementado mostram uma absorção aprimorada, indicando uma possível melhor cobertura das necessidades.
Desempenho zootécnico
Estudamos o efeito do CAPMAG® Zn (120 ppm de Zn) em comparação com o ZnO farmacológico (3000 – 2500 – 1500 ppm de Zn) e com o Zn Glicinato/ZnO (120 ppm de Zn), quando suplementados durante a fase de creche, sobre o desempenho e a saúde dos leitões. O ensaio foi conduzido na granja Folhados, no Brasil, pela equipe da InsideSui em 2025.
Durante todo o período pós-desmame, o tratamento com ZnO farmacológico melhorou significativamente o GMD dos leitões (0,406 kg/d) em comparação com o tratamento com Zn Glicinato (0,364 kg/d). Os leitões que receberam CAPMAG® Zn apresentaram um GMD intermediário, de 0,394 kg/d (P<0,05).
Esses resultados são consistentes com outro ensaio conduzido na França em 2022 (aceito para publicação no JRP 2026). O estudo comparou quatro tratamentos suplementados durante as duas primeiras semanas do pós-desmame: 2620 ppm de Zn a partir de ZnO (dose farmacológica), 90 ppm de Zn a partir de CAPMAG® Zn e 130 ppm de Zn a partir de CAPMAG® Zn. Posteriormente, ZnO nutricional a 120 ppm de Zn foi suplementado até o final do período pós-desmame.
No período total de pós-desmame, o CAPMAG® Zn a 90 ppm e a 130 ppm de Zn aumentou o GMD em 42 e 38 g/dia, respectivamente, em comparação ao ZnO a 2620 ppm de Zn (0,486 e 0,482 vs. 0,444 kg/d; P<0,05).
Saúde intestinal
O ensaio conduzido na granja Folhados, no Brasil, demonstrou um efeito do CAPMAG® Zn sobre a consistência fecal de leitões na fase de creche. A pontuação fecal, variando de 0 (fezes normais) a 3 (diarreia), foi realizada diariamente durante a fase pós-desmame e apresentou escore médio de 2,280 para o tratamento com Zn Glicinato/ZnO, 2,37 para o tratamento com ZnO farmacológico e 2,204 para o tratamento com CAPMAG® Zn.
Um ensaio realizado na Universidade de Ghent, na Bélgica, em 2023, estudou o impacto do uso do CAPMAG® Zn em substituição ao ZnSO₄ (ambos com suplementação de 120 ppm de Zn durante o pós-desmame) sobre parâmetros de saúde intestinal. Foi observada uma melhora significativa na atividade da Fosfatase Alcalina Intestinal (IAP) na parte distal do intestino de leitões que receberam CAPMAG® Zn (P<0,05), indicando menor inflamação no trato gastrointestinal. Os resultados também demonstraram um aumento significativo na flora de Lactobacillus (P<0,05) na mesma amostra intestinal dos leitões suplementados com CAPMAG® Zn, comprovando que esse tratamento pode modular positivamente a microbiota intestinal.
Em conclusão, o CAPMAG® Zn melhora o desempenho zootécnico graças à sua maior biodisponibilidade, mas também devido ao seu efeito significativo no suporte à saúde intestinal de leitões no pós-desmame.
- Alguns desses resultados foram publicados em congressos científicos na Europa e nos Estados Unidos.
- JRP 2024 : Effects of a Mg-protected ZnO source on performance and gut function of weaned piglets
- JRP 2025 : Effect of a Mg-protected Zn source on growth performances of weaned piglets
- DPP 2025 : Effects of a novel source of Magnesium-protected Zinc in controlling in vitro Escherichia coli proliferation, Digestive Physiology of Pigs
Produtos
Contato:
Entre em contato conosco através do formulário