Com resultados expressivos e forte presença institucional, a participação brasileira na ANUGA 2025 — maior feira de alimentos e bebidas da Europa — refletiu o otimismo com a reabertura do mercado europeu para o setor de carne de frango do Brasil. A ação liderada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), gerou US$ 78,6 milhões em negócios fechados durante a feira e uma expectativa de mais de US$ 703 milhões em exportações para os próximos 12 meses.
Realizada entre os dias 4 e 8 de outubro, em Colônia (Alemanha), a ação reuniu 26 agroindústrias exportadoras dos setores de carne de frango, carne suína, ovos e material genético avícola, em um estande de mais de 400 m² – além de outras cinco empresas que participaram do evento com estandes próprios. Foi a primeira atividade setorial na União Europeia após a reabertura do mercado europeu à carne de frango do Brasil, em resposta à superação do único caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em aves comerciais no país.

Além das rodadas de negócios e reuniões estratégicas com importadores e autoridades, o espaço brasileiro foi palco de ações de imagem das marcas setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Pork, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck, que destacaram os diferenciais de qualidade, sustentabilidade e responsabilidade sanitária da produção nacional.
Um dos pontos altos foi a degustação de pratos típicos preparados com proteína animal da avicultura do Brasil, conduzida pelo Chef Marcelo Bortolon, que encantou os visitantes com sabores que traduzem a excelência da produção brasileira com o serviço de mais de 3 mil pratos à base de carne de frango Made in Brazil, além de omeletes e outros.
“A ANUGA 2025 representou um momento estratégico de reconexão com o mercado europeu e demais parceiros internacionais. A avicultura e a suinocultura do Brasil mostraram sua força, sua capacidade de adaptação e, principalmente, sua competitividade. Os resultados falam por si e reforçam a confiança global em nossos produtos”, destaca Ricardo Santin, presidente da ABPA.
A participação na ANUGA faz parte do projeto setorial realizado pela ABPA em parceria com a ApexBrasil, voltado à promoção das exportações da avicultura e da suinocultura do Brasil nos principais mercados internacionais, por meio da geração de negócios, fortalecimento de imagem e aproximação institucional.
09 de outubro de 2025/ ABPA/ Brasil.
https://abpa-br.org