Uma inovação da pesquisa agropecuária vai fortalecer a assistência técnica remota a produtores familiares de suínos em todo o Brasil, com qualidade e em larga escala. A Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) lançou nesta semana o aplicativo EcoPiggy, desenvolvido em parceria com a ManejeBem - Assessoria em Agricultura Sustentável Ltda., que conecta em tempo real, via chat, técnicos, suinocultores e organizações envolvidos na gestão ambiental da produção. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a assistência técnica e extensão rural (Ater) pode elevar em até 365% a produtividade agrícola.
O aplicativo EcoPiggy reúne um conjunto de recursos de coleta de dados simplificada, relatórios automáticos e integração campo-escritório que facilitam o planejamento, o acompanhamento e a comunicação entre técnicos e produtores na aplicação das boas práticas de manejo dos dejetos e uso na adubação agrícola. A ferramenta disponibiliza ainda conteúdos técnicos sobre gestão da água, formulários para planejamento agrícola e painéis de controle com indicadores de nutrientes e custos.

O aplicativo aborda temas cruciais da área ambiental na suinocultura, como:
- Conteúdos técnicos sobre aproveitamento agronômico dos dejetos e licenciamento ambiental.
- Integração com o SGAS (Sistema de Gestão Ambiental da Suinocultura) da Embrapa, facilitando o acompanhamento e a gestão ambiental.
- Alertas sobre excesso de aplicação de dejetos.
- Painel de indicadores com dados sobre a oferta e demanda de NPK (Nitrogênio, Fósforo, Potássio) e o custo de distribuição dos dejetos.
A sustentabilidade é outro foco importante no uso do aplicativo, uma vez que fornece ferramentas para um diagnóstico da adubação com dejetos suínos e o acesso à informação e orientação técnica para as boas práticas.
Para saber mais, clique aqui!
28 de outubro de 2025/ Embrapa/ Brasil.
https://www.embrapa.br


