Este conteúdo está disponível para usuários cadastrados.
Você pode se cadastrar e fazer login gratuitamente para acessar todo o conteúdo da 3tres3.com.

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Atualizações sobre mercado de grãos: milho e soja

Apesar da demanda aquecida por soja e do avanço da colheita do milho, o câmbio desfavorável, a queda nas cotações internacionais e o aumento dos fretes limitam a valorização dos grãos no Brasil. Enquanto sojicultores priorizam negociações futuras, compradores de milho aguardam preços mais baixos com o avanço da colheita.

29 Julho 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Milho

Indicador do milho ESALQ/BM&FBovespa, referente à região de Campinas (SP), vem reagindo nos últimos dias, mas ainda acumula queda na parcial de julho, apontam levantamentos do Cepea.

Segundo o Centro de Pesquisas, ao mesmo tempo em que vendedores limitam as ofertas em regiões onde a colheita está mais atrasada, como nas praças paulistas, sustentando os valores, noutras localidades, sobretudo do Centro-Oeste, o ritmo acelerado das atividades de campo eleva a disponibilidade, pressionando as cotações.

Além disso, agentes consultados pelo Cepea relatam que o aumento nos fretes reforça o suporte sobre os preços. Pesquisadores ressaltam que as boas expectativas quanto às produções brasileiras e mundiais continuam restringindo os negócios, visto que parte dos consumidores sinaliza estar estocada e aguarda o próximo mês – com o avanço da colheita –, para adquirir o cereal a patamares inferiores aos atuais

Soja

Levantamentos do Cepea mostram que os preços da soja seguiram em alta na última semana, impulsionados pelo aquecimento nas demandas doméstica e internacional (sobretudo da China), que elevou os prêmios de exportação no Brasil.

Por outro lado, conforme o Centro de Pesquisas, as quedas externa e cambial (R$/US$) limitaram o movimento da alta. Além disso, o encarecimento nos fretes rodoviários reduziu a receita de sojicultores no País – essa alta é observada desde o mês passado, mas foi intensificada nas últimas semanas.

Diante disso, pesquisadores explicam que produtores mostram preferência em negociar a soja com entrega nos próximos meses em detrimento do spot (entrega em até sete dias); isso porque, com a finalização da colheita da segunda safra do milho, a tendência é que a oferta de caminhões aumente e, consequentemente, que o custo com frete rodoviário recue.

28 de julho de 2025 /Cepea/ Brasil

https://www.cepea.org.br

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista