Este conteúdo está disponível para usuários cadastrados.
Você pode se cadastrar e fazer login gratuitamente para acessar todo o conteúdo da 3tres3.com.

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Biometano é chave para descarbonização do transporte pesado

O biometano, por ter a mesma estrutura molecular do gás natural, oferece uma energia complementar para uso em veículos.

25 Setembro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O biometano é a chave para a descarbonização do setor de transporte, pois emite oito vezes menos gás carbônico que o óleo diesel. Com isso, o uso do biocombustível (produzido principalmente a partir da biomassa de cana e de dejetos suínos) na frota de veículos pesados em substituição ao diesel, se consolida como alternativa limpa e competitiva, impulsionando Mato Grosso do Sul ao tão sonhado Estado Carbono Neutro.

Com forte potencial no Estado, o biometano representa não apenas uma solução sustentável, mas também novas oportunidades de negócios, competitividade para a indústria e redução de emissões de gases de efeito estufa.

No país, 50% da energia é renovável, sendo o setor sucroenergético responsável por mais de 16% dessa geração, acima até mesmo das hidrelétricas que detém 12% do mercado. Com 22 usinas, o setor sucroenergético sul-mato-grossense é um dos grandes produtores de biometano no Estado, como a Adecoagro. A usina situada em Ivinhema, produz diariamente 6 mil metros cúbicos de biometano e deve ampliar para 35 mil m³ até o final de 2027, um aumento de quase seis vezes, como parte de um investimento de R$ 225 milhões para expandir sua capacidade. Este projeto visa transformar a vinhaça da produção de etanol em biometano para uso na frota interna e futura venda, aproveitando apenas 25% do potencial da vinhaça. Outro grande empreendimento foi recentemente anunciado pela ATVOS, que vai construir sua planta de biometano em Nova Alvorada do Sul, com investimento de R$ 360 milhões.

Com todo este investimento previsto, o encontro serviu para discutir os caminhos que podem transformar o biometano em um dos pilares da matriz energética do Mato Grosso do Sul. “Esta pauta é prioritária do Governo de MS que tem entre seus pilares de desenvolvimento a transição energética”, frisou o titular da Semadesc, Jaime Verruck.

24 de setembro de 2025/ SEMADESC/ Brasil
https://www.semadesc.ms.gov.br

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista