A Diretoria Executiva para a Peste Suína Africana (ASF-EMB) demonstrou a eficácia de uma abordagem colaborativa para enfrentar desafios complexos relacionados a doenças. Com base nesse sucesso, os setores de pecuária e avicultura do Canadá criaram a Diretoria Executiva para Doenças Exóticas dos Animais (FAD-EMB) para abordar a febre aftosa (FMD), a peste suína africana (ASF) e a influenza aviária de alta patogenicidade (HPAI). O objetivo é estabelecer um processo colaborativo de prevenção, preparação e resposta a doenças, com o envolvimento conjunto dos governos federal, provinciais e territoriais, além do setor produtivo.
A primeira reunião da FAD-EMB foi realizada presencialmente em 24 de junho de 2025. Foi identificada a necessidade de que os trabalhos específicos para cada doença continuem por meio de grupos de liderança, e houve consenso de que o modelo de quatro pilares adotado para a peste suína africana é aplicável a outras doenças exóticas dos animais.

Durante o encontro, destacou-se a importância do fortalecimento de relações para sustentar essa abordagem colaborativa. Ficou acordado que a FAD-EMB não será uma plataforma para ações de lobby, mas sim um fórum imparcial voltado para impulsionar a prevenção, o planejamento e a resposta às doenças. O grupo reconheceu o risco de fadiga e a importância de celebrar regularmente os avanços alcançados.
Os próximos passos incluem a elaboração de um estatuto e a formação de grupos de liderança específicos para cada doença, a fim de manter o ritmo dos trabalhos voltados às lacunas prioritárias relacionadas à ASF, FMD e HPAI. Também foi reconhecida a existência de prioridades transversais que se aplicam a todas as espécies. A FAD-EMB planeja se reunir trimestralmente para impulsionar, de forma colaborativa, as ações de prevenção, preparação e resposta às doenças exóticas dos animais.
18 de julho de 2025 /Animal Health Canada/ Canada
https://animalhealthcanada.ca