O Corpo de Agentes Rurais do Departamento de Interior e Segurança Pública da Generalitat da Catalunha mobilizou um amplo dispositivo de contenção na zona de alto risco para a peste suína africana (PSA), identificando e implementando medidas de controle em um total de 54 passagens de fauna localizadas em infraestruturas viárias e ferroviárias.
Dessas, 32 passagens consideradas críticas foram fechadas dentro de um raio de 0 a 6 km, abrangendo cerca de 4.000 hectares. As ações concentram-se especialmente no triângulo delimitado por grandes eixos de comunicação, como a AP-7, a C-58 e a C-16, além de diferentes pontos da malha ferroviária. Paralelamente, e em coordenação com os operadores de infraestrutura — Ferrocarrils Catalans, ADIF e Rodovias do Estado —, estão sendo realizados trabalhos em outras 22 passagens para corrigir deficiências nos cercamentos existentes.


O objetivo principal dessas ações é impedir que os javalis presentes dentro da zona infectada possam sair dela e contribuir para a propagação do vírus. De forma complementar, a estratégia também busca limitar o deslocamento de outros mamíferos silvestres que, embora não sejam suscetíveis à doença, poderiam atuar como vetores mecânicos.
Uma vez instalados e georreferenciados os fechamentos, os Agentes Rurais realizam um acompanhamento diário para verificar sua eficácia e fazer os ajustes necessários. Inicialmente, foi priorizada a intervenção nas principais passagens de fauna, e atualmente estão sendo conduzidos trabalhos de prospecção para identificar passagens secundárias ou de menor porte.
Esse controle é realizado de maneira coordenada com os responsáveis pelas infraestruturas afetadas, aos quais são comunicados os resultados das inspeções para que possam corrigir eventuais deficiências. Da mesma forma, foi solicitada uma revisão geral dos cercamentos já existentes, com o objetivo de identificar e reparar danos pré-existentes.
De acordo com o tipo de conector, foram instalados diferentes sistemas de fechamento: soluções fixas e flexíveis em rios, ribeirões e obras hidráulicas, e sistemas compatíveis com o trânsito de pessoas e veículos, como passagens canadenses combinadas com cercamentos laterais, em caminhos e estradas. Em pontos de maior complexidade técnica ou com elevada frequência de uso, foi estabelecida vigilância policial, com a participação dos Mossos d’Esquadra, até que soluções definitivas possam ser implementadas.
12 de dezembro de 2025/ DARP/ Espanha.
https://govern.cat/salapremsa/


