X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Espanha impulsiona a melhoria da alimentação para reduzir a pegada de carbono da suinocultura

O projeto Green Feed busca reduzir a pegada de carbono da suinocultura otimizando as dietas e reduzindo as emissões associadas aos dejetos.

22 Julho 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A granja experimental da Proinserga em Fuentepelayo (Segóvia), referência nacional em inovação na suinocultura, abriga o desenvolvimento do projeto Green Feed, uma iniciativa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) voltada para a redução da pegada de carbono na produção de suínos brancos. A pesquisa foca na melhoria da alimentação animal, avaliando novas dietas e sistemas de nutrição com menor impacto ambiental e viabilidade econômica.

O projeto é impulsionado pela Proinserga, pelo Instituto Tecnológico Agrário de Castela e Leão (ITACyL) e pela empresa Animal Data Analytics (ADA), com financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e da Junta de Castela e Leão, por meio do ICECYL. O Green Feed é desenvolvido em condições reais de produção e adapta os programas nutricionais às necessidades fisiológicas dos animais em cada fase, melhorando os índices zootécnicos e o bem-estar.

Essa abordagem permite reduzir as emissões poluentes, inclusive aquelas derivadas dos dejetos, por meio do uso de ingredientes alternativos, aditivos funcionais e sistemas de alimentação mais precisos. No próximo mês de novembro, terão início novos ensaios com leitões e suínos em terminação no Centro de Testes de Suínos do ITACyL em Hontalbilla, em parceria com a Proinserga.

Paralelamente, o grupo AKIS de suinocultura de Castela e Leão, promovido pela Conselharia de Agricultura, também avança na aplicação de ferramentas de inteligência artificial para aprimorar a sustentabilidade ambiental e o bem-estar dos animais nas granjas. Empresas do setor, organizações profissionais e associações veterinárias trabalham em conjunto em novas linhas de inovação, sob a coordenação da Interporc e com suporte técnico do ITACyL.

Atualmente, o ITACyL lidera seis projetos de pesquisa relacionados à suinocultura, abordando temas como redução do uso de antibióticos, melhoria genética, bem-estar animal, valorização de resíduos e mitigação do impacto do amônio.

15 de julho de 2025/ Conselharia de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural de Castilla y León/ Espanha.
https://agriculturaganaderia.jcyl.es

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista