A última atualização sobre a situação da PSA na Espanha, publicada pelo Ministério da Agricultura espanhol, confirma a detecção de dois novos focos secundários de Peste Suína Africana (PSA) em javalis silvestres.
Trata-se de um total de 13 animais encontrados mortos, todos localizados dentro da zona de alto risco delimitada pelo raio de 6 quilômetros ao redor dos casos iniciais. Com esses, chegam a 15 os focos notificados até o momento, sendo 3 primários e 12 secundários, o que totaliza 60 animais positivos.

Além disso, outros 622 animais foram analisados e apresentaram resultado negativo, dos quais 300 foram capturados e 322 amostrados por vigilância passiva (carcaças inteiras ou restos encontrados no meio natural, ou animais com sintomatologia abatidos) na zona infectada e em seu entorno.
Seguem as intensas atividades de busca por carcaças de javalis, e está sendo realizado o preparo de ações de captura para a redução das populações de javalis nas zonas de baixo risco da área infectada, assim como o reforço das medidas de isolamento e cercamento, aproveitando cercas já existentes em rodovias e linhas ferroviárias, e priorizando o controle de corredores de uso dos javalis. Em particular, está sendo trabalhada uma segunda barreira de contenção ao redor de Collserola (AP7 e A2 ao sul e, ao norte, outras rodovias e vias para evitar a passagem para o Maresme; também ao norte, está sendo reforçada a barreira do sistema de trens Cercanías).
13 de janeiro de 2026/ Ministério da Agricultura/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es


