O Centro de Informações sobre a Saúde Suína (SHIC) financiou um projeto para gerar um índice de doenças suínas baseado em dados, por meio do monitoramento da atividade de patógenos suínos a partir de diagnósticos confirmados em tecidos realizados pelo Laboratório de Diagnóstico Veterinário da Universidade Estadual de Iowa.
O objetivo da iniciativa foi oferecer um método transparente, automatizado e reprodutível que auxilie veterinários, produtores e demais partes interessadas a priorizar ameaças sanitárias com base em dados diagnósticos reais.
O índice resultante monitora a atividade de patógenos suínos e identifica ameaças emergentes. Além disso, ele pode ser adaptado e integrado ao Sistema de Relatórios de Doenças Suínas (SDRS), também financiado pelo SHIC, para monitoramento contínuo.
Para construir o índice, foram utilizados 59.950 casos suínos registrados entre 2020 e 2024, considerando quatro fatores principais:

- Frequência com que uma doença foi diagnosticada;
- Coincidência da doença com outras, ou seja, casos de co-diagnóstico;
- Abrangência geográfica, ou o quão disseminada a doença estava entre os estados dos EUA;
- Ocorrência de alertas estatísticos, indicando atividade anormal ao longo do ano.
Ao combinar variáveis epidemiológicas multifatoriais, em vez de se basear apenas na frequência de ocorrência, o índice reflete não apenas a prevalência dos patógenos, mas também suas dinâmicas mais amplas, como padrões de disseminação geográfica e associações entre doenças. Esses fatores foram ponderados e combinados em uma única pontuação para cada doença, atualizada semanalmente ao longo do ano corrente e exibida em um painel interativo que será disponibilizado no site do SDRS a partir do início de 2026.
Os resultados confirmaram que o PRRSV e o Streptococcus suis continuam sendo os dois patógenos mais relevantes na suinocultura dos EUA, refletindo sua alta atividade no setor. O sistema também detectou, em 2024, aumento na atividade de patógenos emergentes, como o sapovírus suíno e o astrovírus suíno, enquanto o PCV2 apresentou declínio significativo.
07 de outubro de 2025/ SHIC/ Estados Unidos.
https://www.swinehealth.org


