O Índice de Preços de Cereais da FAO teve média de 106,5 pontos em julho, queda de 0,8 ponto (0,8%) em relação a junho e de 4,2 pontos (3,8%) em relação a julho de 2024. Os preços globais de exportação da cevada e do milho subiram, enquanto os do sorgo e do trigo caíram.

A oferta sazonal abundante, proveniente das colheitas em andamento de trigo de inverno no hemisfério norte, exerceu pressão de baixa sobre os preços; no entanto, condições abaixo da média para o trigo de primavera em partes da América do Norte, juntamente com a venda relutante por parte dos produtores na Europa e na região do Mar Negro, forneceram algum suporte.

O baixo interesse de venda por parte dos produtores também influenciou os preços internacionais do milho, assim como as condições secas no leste da Europa e em partes da Ucrânia, e a redução da disponibilidade para exportação da Argentina e do Brasil, devido, respectivamente, a impostos de exportação e à maior demanda interna.
Enquanto isso, o Índice de Preços de Arroz da FAO caiu 1,8% em julho de 2025, já que a ampla oferta exportável e a demanda de importação fraca continuaram a pressionar os preços.
08 de agosto de 2025/ FAO
https://www.fao.org