O Índice de Preços de Cereais da FAO registrou média de 105,0 pontos em setembro, uma queda de 0,6 ponto (0,6%) em relação a agosto e 8,5 pontos (7,5%) abaixo do nível de setembro de 2024.

Os preços mundiais do trigo caíram pelo terceiro mês consecutivo em setembro, devido principalmente à demanda internacional enfraquecida e à confirmação de grandes colheitas na Federação Russa e em outros importantes países produtores da Europa e da América do Norte.

Os preços do milho também recuaram, diante das previsões de oferta abundante nos países exportadores Brasil e Estados Unidos, enquanto a suspensão temporária dos impostos sobre exportação de grãos na Argentina também pressionou as cotações do cereal.
Entre outros grãos grossos, os preços mundiais da cevada e do sorgo subiram, com a cevada registrando o terceiro aumento mensal consecutivo.
Enquanto isso, o Índice de Preços do Arroz da FAO caiu 0,5% em setembro de 2025, influenciado pela queda nas cotações do arroz índico, já que a oferta exportável abundante e a redução nos pedidos de compra por parte de Filipinas e países africanos pressionaram o mercado.
03 de outubro de 2025/ FAO.
https://www.fao.org