Esse esforço é resultado da colaboração entre a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do México e a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA).
O Serviço Nacional de Sanidade, Inocuidade e Qualidade Agroalimentar (SENASICA) do México recebeu a comitiva brasileira para estabelecer um plano de trabalho conjunto que beneficie a produção de alimentos em ambos os países e facilite o comércio de produtos agroalimentares em condições seguras e sustentáveis.

O diretor-chefe do SENASICA, Francisco Calderón, destacou que o intercâmbio comercial entre México e Brasil vive seu melhor momento, ressaltando que essa relação se baseia na confiança mútua, derivada do cumprimento de altos padrões sanitários, o que beneficia produtores e consumidores de ambos os países.
Por sua vez, Carlos Goulart, representante do MAPA, reconheceu o México como um parceiro seguro e importante para o crescimento comercial conjunto. Esta visita, a terceira de uma série, ressalta o compromisso do Brasil em manter uma relação comercial sólida e contínua com o México.
Durante a visita, a delegação brasileira manifestou interesse em que o México reconheça o Brasil como país livre de febre aftosa, bem como a regionalização em relação ao vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) H5N1, o que facilitaria um comércio mais fluido e saudável. Vale destacar que o México é livre de febre aftosa desde 1995, considerado um dos maiores marcos sanitários do país, o que tem permitido preservar a produção pecuária nacional e o comércio internacional.
Ambas as autoridades reafirmaram seu compromisso de continuar promovendo mecanismos de cooperação e o intercâmbio de informações científicas, com o objetivo de fomentar um comércio justo e sustentável entre as duas nações.
23 de julho de 2025 /Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural - SENASICA/ México
https://www.gob.mx/agricultura/