A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural suspendeu a importação de produtos de origem suína provenientes da Espanha, após os Serviços Veterinários Oficiais (SVO) da Generalitat da Catalunha notificarem a detecção de dois javalis silvestres positivos para peste suína africana (PPA) no município de Cerdanyola del Vallès, Barcelona. Trata-se do primeiro caso confirmado em território espanhol desde 1994.
A medida, anunciada pelo Serviço Nacional de Sanidade, Inocuidade e Qualidade Agroalimentar (Senasica), tem caráter preventivo e busca proteger a sanidade suína do México, evitando qualquer risco de introdução do vírus, que não representa perigo para o consumo humano, mas sim para a produção suína, devido à sua alta mortalidade e impacto econômico.

Como parte da suspensão, não poderão entrar no país: carne suína, produtos e subprodutos como presuntos ou salsichas, produtos curados, miúdos suínos para consumo humano, nem matéria-prima para a fabricação de ração para animais de estimação.
A restrição se aplica tanto a operações comerciais quanto a produtos transportados por viajantes em portos, aeroportos e fronteiras terrestres.
O Senasica informou que a suspensão será mantida até receber informações zoossanitárias completas sobre o atendimento ao surto e as medidas de contenção implementadas pela Espanha, em conformidade com os padrões da Organização Mundial de Sanidade Animal (OMSA).
28 de novembro de 2025/ SENASICA/ México.
https://www.gob.mx/senasica/





